No último sábado (29), o Flamengo enfrentou o Athletico no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, e venceu o adversário pelo placar de 1 x 0, sagrando-se campeão da Copa Libertadores da América.
O gol foi marcado pelo atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, nos acréscimos do primeiro tempo, após expulsão do zagueiro do Furacão, Pedro Henrique.
Com o título, o Flamengo também passa a fazer parte do grupo formado por São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras, os cinco brasileiros tricampeões da principal competição de clubes do continente.
Um dos grandes nomes das várias conquistas recentes, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta fez questão de exaltar a trajetória e a geração vitoriosa do Rubro-Negro carioca, além de uma “promessa” à torcida.
— Alegria gigante. A gente tem conquistado, durante os últimos anos, uma coisa que com certeza vai ficar na história deste grande clube. A gente está construindo, tem muita coisa pela frente para conquistar, mas a palavra para mim é gratidão. Esse ano foi à base do sacrifício, da superação, tivemos que dar a volta por cima. Esse time mostrou que ter qualidade e cabeça forte também são importantes, disse o meia de 28 anos em entrevista ao canal ESPN Brasil.
Uma contusão na região do púbis, que vem desde o meio da temporada, foi o motivo do “sacrifício” citado pelo atleta, que somente após a disputa da Copa do Mundo, com a seleção uruguaia, irá definir o tratamento ideal para se recuperar totalmente.
— Todo mundo sabia que tínhamos que deixar alguma coisa para colher os frutos dessa conquista. Esse ano começamos muito mal, tivemos que dar a volta por cima, eu tive alguns problemas, lesões que incomodaram, mas temos que dar os parabéns para todos que aguentaram firme até o fim da temporada, disse De Arrascaeta, e completou:
— Agora vou falar para eles me darem uns dias de folga para eu me recuperar, até porque tem uma Copa do Mundo para jogar.
Dez dias antes de comemorar o tricampeonato da Libertadores, o Flamengo havia sido campeão da Copa do Brasil, levando para a galeria da Gávea o quarto troféu da competição nacional.
O time de Arrascaeta e companhia superou o Corinthians nos pênaltis por 6 x 5, depois de empatar sem gols no jogo de ida, em São Paulo, e mais uma igualdade em 1 x 1 na segunda e decisiva partida, no Rio de Janeiro.
Na próxima quarta (2), feriado nacional de Finados, Flamengo e Corinthians se reencontram mais uma vez no Maracanã, às 21h30, em duelo da 35ª rodada do Brasileirão Série A.
A torcida flamenguista deve lotar o estádio e fazer uma grande festa para o time que, já garantido na Copa Libertadores de 2023, ocupa o terceiro lugar na tabela somando 61 pontos.
Retirado de: Torcedores