O elenco rubro-negro tem uma evidente queda de produção após as conquistas das copas. Com presença garantida em sete competições no ano que vem, o grupo vive agora um momento de recuperação do desgaste sofrido.
A situação foi explicada por Dorival Júnior na coletiva pós-jogo do empate com o Juventude. O técnico afirmou que a falta de concentração e precisão nos passes é natural após o alto nível de concentração e pressão que o elenco viveu nos últimos meses.
— Eles têm razão em relação aos resultados, agora é impossível uma mobilização depois do nível de exigência principalmente emocional que tivemos no fim dessa temporada. Foram decisões em cima de decisões. Quem não entender isso, infelizmente eu não posso fazer nada. É um fato muito claro e natural. Tanto é que há jogadores buscando a recuperação física e emocional.
— Quando acontecem momentos que vimos na partida de hoje, da falta de concentração num lance ou outro, nesse sentido que falamos. Foi muito pesado para todo mundo. As decisões não foram somente os três jogos finais. Vínhamos decidindo fases a todo momento e nos recuperando no Campeonato Brasileiro.
Dorival também falou sobre o desgaste físico e mental sofrido pelos jogadores na campanha de recuperação no Brasileirão e nas copas. Não tentando sacrificar ainda mais seu elenco, o técnico afirmou que está extraindo o máximo possível nas atuais condições.
— Não foram momentos naturais de uma equipe. O nível de exigência, as dificuldades que tivemos e principalmente o desgaste que o grupo teve não foram pouca coisa. Para aqueles que quiserem entender, ótimo. Para aqueles que se sintam desgostosos, eu sinto muito. Continuamos fazendo o nosso melhor e tentando tirar o melhor dos atletas. E eles estão tentando entregar o máximo que podem.