Entenda a polêmica envolvendo o Flamengo, o Fluminense e a FERJ

Presidente da FERJ, Rubens Lopes durante coletiva de imprensa (Foto: Úrsula Nery)

O arbitral do Carioca 2023 aconteceu na última sexta-feira, e um dos pontos discutidos colocou Flamengo e Fluminense em um lado oposto aos outros dez participantes da competição. Apenas a dupla Fla-Flu não aceitou o sistema de venda de direitos de transmissão proposto.

Duas empresas negociam as vendas, mas tanto Flamengo quanto Fluminense não se mostraram interessados no modelo apresentado e pretendem fazer valer a Lei do Mandante, sancionada em 2021.

A diretoria rubro-negra terá novas conversas com a Ferj nos próximos dias, mas pretende judicializar a questão. O Fluminense ainda analisa as possibilidades. Os clubes não concordam também com o fato de ter sido feita uma votação para aprovar que o segundo jogo da semifinal e da final tenham como mandante os clubes que tiverem assinado com a Ferj.

O fato de o contrato ser de cinco anos também não agradou rubro-negros e tricolores, além da diferença no valor proposto para as premiações: R$ 8 milhões para o campeão e R$ 1 milhão para o vice.

Cada time terá seis jogos como mandante no Carioca, e o que chegar até a final terá oito. A primeira rodada será ou dia 14 ou 15 de janeiro. A decisão será disputada no dia 9 de abril.

A primeira rodada do Carioca:

  • Flamengo x Portuguesa
  • Vasco x Madureira
  • Botafogo x Audax
  • Nova Iguaçu x Volta Redonda
  • Resende x Fluminense
  • Boavista x Bangu

Retirado de: Globo Esporte