CBF pretende candidatar o Brasil como sede das finais da Libertadores e da Sul-Americana de 2023

Taça da Copa Libertadores da América no gramado do estádio do Maracanã (Foto: Conmebol)

A temporada brasileira ainda está no começo e os clubes ainda se preparam para os compromissos e competições que disputarão no ano. Enquanto isso, a CBF estuda trazer decisões continentais para cidades brasileiras.

De acordo com o “GE”, a entidade brasileira irá propor à Conmebol que as finais das copas Libertadores (11 de novembro) e Sul-Americana (28 de outubro) aconteçam no Brasil neste ano.

A CBF entende que há diversas cidades brasileiras que comportam a estrutura necessária (como hospedagem, aeroportos e estádios apropriados) para sediar os eventos. A Conmebol ainda não bateu o martelo sobre o assunto e estuda suas possibilidades.

É importante destacar que as próprias cidades interessadas devem enviar suas candidaturas, com aprovação das associações nacionais de futebol. Ainda não há uma data específica para que a decisão seja tomada e anunciada pela Conmebol, mas é bastante provável que o processo aconteça ainda no primeiro semestre.

Brasileiros na Libertadores:

Em 2023, oito clubes representarão o Brasil na Libertadores. Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR entram direto na fase de grupos, enquanto Atlético-MG e Fortaleza precisarão disputar as fases preliminares.

O sorteio da fase de grupos será feito no dia 22 de março, e os jogos desta etapa acontecerão entre 5 de abril a 28 de junho.