Apesar de ser subvalorizado até mesmo âmbito nacional, o Campeonato Brasileiro é visto como um dos principais torneios nacionais do mundo. No levantamento feito pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), a liga brasileira foi classificada como a mais forte, deixando a famosa e imponente Premiere League para trás.
O levantamento leva em consideração o desempenho dos clubes que disputam as ligas em seus torneios continentais. A presença e favoritismo dos brasileiros na Libertadores e na Sul-Americana explicam o resultado apresentado no ranking.
10 ligas nacionais mais fortes do mundo segundo a IFFHS
- Brasileirão (1.181 pontos)
- Premier League (1.086)
- Campeonato Espanhol (967,5)
- Campeonato Alemão (921,5)
- Campeonato Italiano (866)
- Campeonato Francês (855)
- Campeonato Português (853,25)
- Campeonato Holandês (808,75)
- Campeonato Argentino (798,5)
- Campeonato Paraguaio (701)
Esta é a segunda vez seguida que a liga brasileira lidera como a mais forte. Campeão em 2019 e 2020, o Flamengo está entre os clubes que tornaram possível a classificação do Brasil no ranking.
O Rubro-Negro é figurinha carimbada na Libertadores nos últimos anos e chegou à final em três dos últimos quatro anos, levantando a taça duas vezes. O Mais Querido, inclusive, se classificou para o Mundial de Clubes novamente e disputa o torneio no começo de fevereiro.