O início de trabalho com Vítor Pereira está sendo marcado como mais um começo de ano de oscilações do elenco rubro-negro. A mudança do comando somada com o aspecto físico dos jogadores estão fazendo com que o time demore um pouco mais para engrenar na temporada.
Assim, a equipe tem sofrido com falhas individuais e coletivas que acabaram resultando em duas eliminações dolorosas. Nestas partidas decisivas, inclusive, foi quando o time mais sofreu defensivamente e teve o setor vazado.
Ao todo, o Fla sofreu 12 gols em dez jogos. O saldo faz com que o clube lidere o ranking de equipes da Série A que mais sofreram gols neste ano. Mas apesar do número alarmante, o Flamengo também tem pontos positivos a serem ressaltados.
Embora Arrascaeta ainda não tenha atuado como o torcedor está acostumado assistir, o setor ofensivo tem encontrado a meta adversária om frequência e já marcou 24 gols nestas primeiras semanas de compromissos.
Com isso, o Flamengo também lidera um ranking positivo e tem o melhor ataque dentre os clubes da elite do futebol brasileiro. O Mais Querido divide o primeiro lugar com o Athletico-PR e é seguido por Goiás (20), Grêmio e Fortaleza (os dois últimos com 18 gols marcados).
Vale destacar ainda que o Fla é um dos únicos clubes a disputar mais de uma competição neste começo de ano. Além do estadual, o Rubro-Negro marcou presença na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes.