Flamengo e Independiente del Valle se enfrentam nesta terça-feira (27), pela CONMEBOL Recopa, com transmissão pela , às 21h30. E a segurança foi reforçada para a partida.
O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) colocou a partida como ‘bandeira vermelha’, que significa ser um evento de alto risco. Como uma partida ganha esse status? Quatro critérios, que o ESPN mostra abaixo.
‘Caracterização de fonte de ameaça’ ‘Avaliação do sistema de segurança’, ‘Histórico ponderado das torcidas’ e ‘Fatores de impacto’ são os pontos analisados a cada partida e que determinam qual classificação esse evento ganha. Por atender alguns desses pontos, Flamengo x Del Valle foi considerado de alto risco.
Para tentar conter possíveis problemas, o policiamento foi reforçado. Ao todo, um efetivo com 1120 policiais estará envolvido na partida.
A maior parte vem do próprio BEPE, com um número que chega a 970 policiais. O 6º Batalhão da PM, localizado no Andaraí, bairro vizinho ao do estádio do Maracanã, ajudará com 80 policiais. 32 viaturas estarão no local.
O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) também prestará serviço com um efetivo de 70 policiais. Ao todo, 16 pontos de bloqueio serão feitos no entorno do Maracanã.
Por ser um jogo com pouco apelo de torcida visitante, já que o Del Valle vem do Equador e não causa a mesma apreensão que renderia um confronto com um rival nacional, regional ou até mesmo de times argentinos, que costumam vir ao Brasil em grande peso, a maior preocupação está na torcida mandante.
Como de costume em jogos do Flamengo, os ingressos acabam esgotando rapidamente. Pela alta procura, alguns vândalos vão para o estádio em busca de uma invasão, algo que aconteceu de forma lamentável na final da Copa do Brasil de 2022 contra o Corinthians.
A pior delas foi contra o Independiente, pela final da CONMEBOL Sudamericana de 2017. Além de invasões de rubro-negros, ônibus dos torcedores argentinos foram quebrados pelos torcedores do Flamengo. Um verdadeiro cenário de guerra no Maracanã, com muita correria, gás de pimenta e bombas de efeito moral.
O BEPE não quer que essas cenas se repitam e fará um grande cerco ao estádio. Com as 16 interdições, a presença de grades altas e um forte policiamento, a PM tentará conter possíveis confusões antes de a bola rolar. O BEPE estará no estádio cinco horas antes do início do evento para que o torcedor possa chegar com segurança.
Retirado de: ESPN
O mercado de apostas esportivas no Brasil não para de crescer, e não é à…
Depois da vitória do Corinthians sobre o Vasco da Gama, o meio-campista Rodrigo Garro lamentou…
A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro trouxe momentos decisivos e definições importantes…
Equipes se enfrentaram e empataram por 1 a 1 no sábado O Botafogo recebeu o…
Equipes se enfrentaram no último sábado (23) e ficaram no empate Botafogo e Vitória ficaram…
Camisa 7 do Galo comenta sobre final da Libertadores Atlético-MG e Botafogo duelam pela final…