No futebol, milhares de jovens são observados todos os anos pelos mais variados clubes do mundo. O Flamengo tem um setor que foca neste trabalho e faz contratações para as categorias de base com frequência.
Um dos atletas avaliado pelo Rubro-Negro há quase 20 anos foi ninguém menos que Luis Suárez. Isso mesmo, o atacante uruguaio com carreira na Europa e que hoje joga no Grêmio.
A história já é conhecida por muitos rubro-negros e foi confirmada pelo próprio jogador. Na época, o Flamengo avaliou o então jovem e optou por não trazê-lo ao clube. Suárez relembrou o caso em entrevista à Placar e, com bom humor, disse que estas situações acontecem mesmo e que naquela idade ele errava muitos gols.
— É verdade, em 2004 ou 2005 o Flamengo foi me ver jogar, me disseram que havia o interesse, mas que não gostaram. Nessa época eu errava muitos gols. E é normal… Acontecem muitas situações com jogadores jovens de 17, 18 anos que vão, fazem testes em outras equipes e não vão bem.
Em sua carreira, Suárez atuou em grandes clubes do futebol mundial, como Liverpool (ING), Ajax (HOL), Barcelona e Atlético de Madrid (ESP).
O uruguaio terá a oportunidade de encontrar o Flamengo este ano, só que como adversário. O Grêmio conseguiu o acesso à elite do futebol brasileiro e disputará a série A, onde encontrará o Mais Querido.