Além de escancarar alguns problemas já conhecidos pela torcida, a derrota para o Fluminense trouxe um novo problema ao Flamengo. O setor ofensivo, ponto alto da equipe neste início de temporada, perdeu fôlego em meio às mudanças de Vítor Pereira. O treinador português mudou o esquema para melhorar a defesa, mas o ataque acabou prejudicado.
Nos últimos cinco jogos, sequência decisiva do Flamengo, o setor ofensivo balançou as redes em apenas três oportunidades. Foram dois jogos sem marcar, contra Independiente Del Valle e Vasco, e a derrota para o Fluminense. Curiosamente, nenhum dos gols foi anotado por um centroavante.
Centroavantes escondidos
Considerados o “coração” do Flamengo neste início de temporada, Gabigol e Pedro chegaram à sequência como artilheiros do Brasil com nove e dez gols, respectivamente. No entanto, o período de cinco jogos viu os centroavantes não balançarem as redes nenhuma vez. Gabriel foi titular em quatro partidas, enquanto o camisa 21 esteve em campo em duas.
É importante frisar que Pedro teve problemas físicos e jogou “no sacrifício” contra o Independiente Del Valle, por exemplo. A saída do artilheiro deixou Gabi como a principal referência do ataque e abriu caminho para que Vítor Pereira pudesse ampliar as mudanças no esquema tático. A defesa sofreu quatro gols, enquanto o ataque marcou apenas três (Matheus Gonçalves, Arrascaeta e Cebolinha).
Falta de repertório
Além da ausência de gols por parte de seus atacantes, o Flamengo também perdeu parte de seu repertório ofensivo. As jogadas trabalhadas pelo lados, com aproximação dos meias, deram lugar aos cruzamentos. O ápice foi no jogo contra o Independiente Del Valle, no qual o Rubro-Negro realizou 71 cruzamentos e acertou apenas 17.
O cenário não é de terra arrasada, já que alguns nomes apareceram para resolver os problemas do Flamengo. Matheus Gonçalves e Everton Cebolinha foram gratas surpresas para Vítor Pereira, mas como “nem tudo são rosas”, Mateusão, Matheus França e Marinho decepcionaram a torcida rubro-negra.
O Rubro-Negro volta a campo somente na semifinal do Campeonato Carioca, mas a data ainda não está definida. O adversário será o Vasco da Gama, e o Cruz-maltino terá a vantagem de dois resultados iguais.
Retirado de: Lance