A temporada de 2022 do Flamengo começou em baixa e preocupou a torcida, que temia por mais um ano frustrante. Após atuações ineficientes do elenco e até mesmo a troca de técnicos, o clube vinha sendo bastante criticado e passou por uma etapa na qual os flamenguistas imaginaram ser bastante difícil de sair.
Embora tenha se desempenhado melhor contra o Atlético-MG do que vinha rendendo nos jogos anteriores, o Flamengo perdeu por 2 a 1 no confronto de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
E foi logo depois do apito final que o caso sofreu uma reviravolta. Gabigol deu entrevista na beira do gramado e convocou a torcida rubro-negra a comparecer ao Maracanã no jogo de volta para impulsionar o time da Gávea e fazer pressão no Atlético.
O atacante mexeu com o emocional da torcida e teve seu pedido atendido. No confronto decisivo, o Mais Querido recebeu o Galo de casa cheia e com um verdadeiro show nas arquibancadas.
O ambiente aumentou a confiança dos jogadores e proporcionou uma atuação mais consistente do Flamengo, culminando na virada sobre o Atlético e na classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.
A data certamente ficou marcada na memória dos torcedores. Além do espetáculo feito, aquele foi o ponto de virada do Flamengo para a temporada que terminou com desempenho bastante satisfatório e as conquistas de dois títulos importantes: Libertadores e Copa do Brasil.
A lembrança daquele momento crítico é sempre bem-vinda pela torcida rubro-negra. Não atoa, um vídeo relembrando o confronto passou de meio milhão de visualizações no Twitter em menos de dois dias.