O atacante Bruno Henrique se recupera de forma satisfatória no Flamengo, e a evolução na preparação física nos últimos dias alimentou a possibilidade de retorno ao time na final do Campeonato Carioca. Entretanto, essa possibilidade no momento está praticamente descartada, ainda que o elenco tenha duas semanas de preparação para os jogos contra o Fluminense, nos dias 2 e 9 de abril.
Por precisar de uma volta segura após lesão grave no joelho em julho do ano passado, BH tem retorno previsto apenas para os primeiros jogos do Brasileiro e quem sabe da Libertadores.
Com contrato apenas até o fim da temporada, o jogador já conversas para renovar com o Flamengo.
Qual o cenário para o retorno de Bruno Henrique:
Nesse cenário, a pergunta principal não é nem quando, mas sim como o atacante volta. Primeiro por conta da questão física propriamente dita. Depois, é preciso entender de que forma será utilizado.
- Hoje, o ataque do Flamengo tem no trio Gabigol, Pedro e Arrascaeta nomes praticamente incontestáveis. O único que perdeu o posto de titular foi Éverton Ribeiro.
- No esquema adotado por Vítor Pereira, Bruno Henrique fatalmente disputaria posição com Pedro, que se encaixou no time desde o ano passado e tem números que o tornam o artilheiro da temporada.
- Se utilizar Bruno Henrique como ponta pela esquerda, o treinador poderia retornar com Filipe Luís para a lateral e fazer uma saída com três defensores.
- Assim a dupla Gabi e Pedro seria desfeita e BH voltaria a atuar ao lado do ex-companheiro. Pensar em BH, Pedro e Gabi também é uma possibilidade, com dois atacantes abertos e um de referência.
- Desta forma, Arrascaeta viria de trás, os laterais fechariam mais os espaços, e o treinador teria que entender como utilizar seus volantes para o apoio ao ataque e equilíbrio defensivo.
O fator Cebolinha
Contratado no meio do ano passado, Cebolinha chegou ao Flamengo com status de contratação que brigaria pela titularidade, o que até hoje não se confirmou.
Por perfil, o atacante tem por característica atuar pelo lado esquerdo, o mesmo de Bruno Henrique. O técnico poderia experimentar BH pelo lado direito, como já fez com Cebolinha.
Vale lembrar que o Flamengo busca no mercado um nome para atuar como externo pela direita. Já tentou Marinho, que está sem espaço e pode ser negociado.
Sem pular etapas
Em meio a este cenário, a torcida tem deixado claro a ansiedade pelo retorno de Bruno Henrique. O departamento médico do Flamengo, porém, não quer pular etapas. A previsão média para a recuperação de uma lesão ligamentar no joelho é de nove meses a um ano, o que marca um possível retorno de Bruno Henrique entre abril e junho deste ano.
Há otimismo para que o atleta volte como antes, mas o tipo de lesão ligamentar sempre acende o alerta para problemas musculares posteriores e falta de potência.
O atacante é marcado por isso, arrancadas e gols, e por isso se tornou um dos grandes nomes da história recente do Flamengo. Ele atuou em 186 jogos pelo clube, com 79 gols e 46 assistências.
Bruno Henrique também conquistou 11 títulos pelo Rubro-Negro e foi eleito o melhor jogador da Libertadores de 2019.
Retirado de: Extra