Ayrton Lucas foi o principal destaque do Flamengo na vitória por 2 a 0, sobre o Fluminense, neste final de semana, na primeira partida da final do Campeonato Carioca. Responsável pelo gol que colocou o Rubro-Negro na frente e pela assistência para Pedro, o lateral assumiu a posição do ídolo Filipe Luís e hoje é unanimidade no time titular.
As boas atuações se repetem desde o fim de 2022. Ayrton, inclusive, substituiu Filipe ainda no primeiro tempo da final da Libertadores, contra o Athletico, e sofreu a falta que originou o cartão vermelho para Pedro Henrique. Da mesma forma que aconteceu neste sábado. O lateral levou um pisão de Samuel Xavier, que foi expulso direto aos 26 minutos da segunda etapa.
Com Vítor Pereira, o “beijinho”, como é conhecido, vem atuando mais avançado e, por isso, vive fase artilheira com a camisa rubro-negra. O técnico português passou a utilizar um esquema com três zagueiros que dá maior liberdade para Ayrton Lucas pisar na área adversária. Foi assim hoje, nos dois gols do Flamengo, como nos duelos da semifinal diante do Vasco.
Contra o Cruzmaltino, o lateral inicia a jogada que termina em gol de Pedro e no segundo tempo ainda marca, de cavadinha, o gol que consagra a ida do Fla à final. Ayrton passou a ser o desafogo do Flamengo de VP, muito por sua velocidade e facilidade de ganhar campo com ou sem a bola nos pés.
No lance do primeiro gol contra o Flu, o lateral surge nas costas da defesa tricolor, recebe de Everton Cebolinha e bate cruzado de primeira para abrir o placar. No segundo, depois de longa troca de passes do Fla, o lateral domina na intermediária, passa no meio de três defensores e cruza para Pedro só empurrar para as redes.
Se alguns jogadores rubro-negros ainda não conseguiram performar em alto nível, Ayrton Luas vai na contramão e vive talvez o melhor momento da sua carreira. Comprado pelo Rubro-Negro no início do ano por 7 milhões de euros (R$ 39,6 milhões na cotação da época), o lateral vem justificando o investimento e passou a ser peça primordial no esquema de Vítor Pereira.
Com Ayrton, o Flamengo volta a campo no dia 9 de abril (domingo), às 18h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da decisão do Campeonato Carioca. Com a vantagem de dois gols, o time da Gávea pode até perder por um gol de diferença que mesmo assim levantará sua primeira taça em 2023.
Retirado de: Esporte News Mundo