Jorge Sampaoli no Flamengo? Saiba como foram os últimos trabalhos do técnico cotado para o lugar de Vítor Pereira

Jorge Sampaoli, enquanto treinador do Atlético Mineiro (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O técnico argentino Jorge Sampaoli está entre os cotados para assumir o comando do Flamengo. Ele conta com o apoio do vice-presidente de futebol Marcos Braz para dirigir a equipe rubro-negra. Vítor Pereira, atual treinador do clube, balança no cargo e deve ser demitido ainda hoje devido aos maus resultados do time.

Desde que foi contratado pelo Flamengo, o português fracassou em diversas competições, como o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. A derrota por 4 a 1 para o Fluminense, que faturou o bicampeonato estadual, azedou de vez a relação com o alto comando rubro-negro.

Por isso, o nome de Jorge Sampaoli tem ganhado força nos bastidores do clube. Considerado um dos treinadores mais badalados do momento, o argentino não vem de bons trabalhos no futebol europeu, onde comandou o Sevilla e o Olympique de Marselha. Ele foi demitido do clube espanhol devido aos maus resultados na temporada.

No Olympique de Marselha, entrou em rota de colisão com a diretoria devido à falta de reforços.  Após um ano e meio à frente da equipe francesa, Jorge Sampaoli entregou o cargo por entender que não teria os jogadores necessários para formar um elenco competitivo para brigar por títulos.

A passagem pelo futebol brasileiro e a consagração no chile

Jorge Sampaoli teve duas passagens pelo futebol brasileiro. A primeira foi em 2019, quando comandou o Santos na campanha que levou o time ao vice do Campeonato Brasileiro. Em 2020, acertou com o Atlético-MG, onde o time ficou na terceira colocação no Brasileirão e conquistou o Campeonato Mineiro.

O trabalho mais importante de Jorge Sampaoli foi à frente da seleção chilena, quando conquistou a Copa América de 2015. Posteriormente, assumiu o comando da seleção da Argentina.  Apesar da classificação para a Copa do Mundo de 2018, a equipe não fez boa campanha e foi eliminada precocemente do Mundial da Rússia.

Retirado de: Torcedores