Novo técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli já criticou Paulo Sousa e defendeu jogadores do clube

Sampaoli durante um jogo do Sevilha (Foto: Getty Images)

O anúncio da contratação de Jorge Sampaoli pelo Flamengo é recente, ainda não dá para saber como jogará a equipe sob seu comando, mas o argentino já deixou pistas sobre como poderá aproveitar os jogadores do elenco.

Em agosto do ano passado, em entrevista ao Bem, Amigos!, Sampaoli criticou o fato de Paulo Sousa mudar frequentemente jogadores de suas posições originais. À época, o Flamengo já ascendia na temporada sob o comando de Dorival Júnior., dois meses depois de o técnico português ter sido demitido por acúmulo de resultados ruins.

— O Flamengo, no atual estado de ânimos dos jogadores, com a qualidade e a sequência natural de ataque, parece ilógico que esteve em 14º (no Brasileiro). Quando treinador pensa que o jogador tem que se adaptar ao seu estilo e não ao contrário, o fracasso está assegurado. Sigo pensado que futebol não é do treinador, mas dos jogadores – analisou o argentino.

Em 2022, sob o comando de Paulo Sousa, o Flamengo chegou a ocupar a 17ª posição do Campeonato Brasileiro por uma rodada. Mas, após a chegada de Dorival, o time se recuperou, chegou a ostentar o 2º lugar em dado momento, mas encerrou a competição na quinta colocação. Mas o melhor desempenho foi visto nas Copas. O Rubro-Negro encerrou a temporada com o título da Libertadores e da Copa do Brasil.

Sampaoli chega ao Flamengo com certa familiaridade com o elenco. Em 2019, no Santos, e 2020, no Atlético-MG, o argentino travou alguns duelos com o Rubro-Negro, e parte do elenco continua no time. Alguns jogadores tem até um nível de proximidade maior. O meia Gerson foi um pedido do treinador no Olympique de Marseille, da França, antes do retorno ao rubro-negro.

Marinho também tem boas lembranças do treinador, da época em que defendia o Santos. Em entrevista em 2020, o atacante chegou a dizer que o argentino foi quem o “ensinou a jogar futebol.”

O anúncio de Sampaoli foi feito na última sexta-feira, depois de acordo entre os dirigentes do Flamengo e representantes do técnico no Rio de Janeiro. Ele é esperado na cidade neste domingo.

Retirado de: Globo Esporte