Embora já tenha até assistido uma partida do Flamengo no estádio do Maracanã no último domingo (16 de abril), Jorge Sampaoli foi oficialmente apresentado na tarde desta segunda-feira (17 de abril). E após a sua coletiva de apresentação, o argentino comandou o seu primeiro treinamento no Ninho do Urubu.
Dentre o planejamento do técnico, destaca-se a implementação da marcação pressão. Sampaoli entende que a melhor forma de controlar a partida é impedindo que o time adversário fique com a posse de bola. Porém, para que isso ocorra com sucesso, é necessário uma entrega de seus jogadores.
Ainda seguindo este raciocínio, atletas com idade mais avançada podem perder espaço no time titular cedendo suas posições para os mais jovens, incluindo os jogadores que estão subindo das categorias de base do próprio clube.
Por conta desta situação, Sampaoli teve uma conversa com a diretoria flamenguista pedindo para que quando algum atleta das categorias de base fosse convocado pela CBF, ele fosse consultado para definir se haverá a liberação ou não.
Embora tenha um elenco estrelado com nomes importantes do futebol brasileiro, o Flamengo sempre consegue revelar grandes talentos. A nível de curiosidade, no último jogo, diante do Coritiba, 4 jogadores da base foram acionados, sendo eles: Wesley, Matheus França, Igor Jesus e Victor Hugo.