Categories: Flamengo

Cariocas voltam a ter três integrantes no G5 do Brasileirão após 12 anos

Donos de 17 títulos de Campeonato Brasileiro, os clubes cariocas viveram épocas de bastante inconstância neste século. Assim, o resultado atual, com 25% de competição disputada, chama a atenção. Afinal, três dos grandes ocupam as cinco primeiras posições até a paralisação para a Data-Fifa, com o Botafogo na liderança, o Flamengo em terceiro e o Fluminense em quinto. Isso não acontecia há 12 anos, quando Vasco, Flamengo e Fluminense fizeram ótimas campanhas e orgulharam seus torcedores.

O único que destoa do grupo é o Cruz-Maltino. Sem vencer há nove rodadas, o time de Maurício Barbieri é o penúltimo na tabela. Aliás, o Vasco é o que menos contribuiu para o sucesso dos cariocas neste período, com três rebaixamentos e um total de quatro anos na Série B. No entanto, em 2011, vivia ótima fase, com o título da Copa do Brasil. Com isso, manteve o embalo e foi vice-campeão brasileiro. A equipe contava com nomes de destaque como Fernando Prass, Fagner, Dedé. Felipe, Juninho e Diego Souza.

Logo atrás, tricolores e rubro-negros também mandaram bem e se garantiram na Libertadores. Na ocasião, o Flamengo se apoiava na qualidade de Léo Moura, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid. Enquanto isso, o Fluminense dependia de Mariano, Gum, Conca e Fred. De 2011 a 2023, apenas em seis anos os quatro grandes do Rio estiveram juntos na elite do Brasileirão.

Melhores cariocas no Brasileirão-2011

2º Vasco – 69 pontos
3º Fluminense – 63 pontos
 Flamengo – 61 pontos

Desta vez, o Botafogo é o grande destaque. Líder isolado, o time de Luís Castro só perdeu dois jogos até aqui – ambos fora de casa. O investimento da SAF, liderada por John Textor, é decisivo para o momento. Além disso, o artilheiro do Brasileirão também é alvinegro. Tiquinho Soares fez oito gols e sobra na turma. Já o Rubro-Negro começou mal, mas já não perde há dez jogos e engrenou com o técnico Jorge Sampaoli. Nas duas últimas rodadas, foram sete gols sobre Vasco (4 a 1) e Grêmio (3 a 0). E o Tricolor, de Fernando Diniz, vive fase irregular, mas, pela competição, vem de uma vitória e um empate até a parada para a Data-Fifa.

A expectativa no retorno das atividades é a de que o trio consiga manter a boa fase. Com o futebol mostrado, Botafogo, Flamengo e Fluminense despontam como favoritos para vagas na Libertadores (até o G6). Por sua vez, o Vasco precisa melhorar e vai depender da janela de transferências para reforçar e reequilibrar o elenco. A partir do dia 3 de julho, os clubes brasileiros poderão inscrever novos jogadores.

Melhores cariocas no Brasilerão-2023 (após 10 jogos)

1º Botafogo – 24 pontos
 Flamengo – 19 pontos
 Fluminense – 17 pontos

Retirado de: Jogada 10

Equipe Gávea News

Recent Posts

A declaração do presidente do Atlético-MG sobre a final da Copa Libertadores

O Presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, já colocou o Botafogo na final da Libertadores…

5 minutos ago

Santos tem novo técnico no radar para próxima temporada

O Santos está se preparando para uma mudança em sua comissão técnica na próxima temporada,…

15 minutos ago

Matheus Gonçalves, do Flamengo, emite nota oficial após polêmica

Uma foto vazada envolvendo Matheus Gonçalves, jovem promessa do Flamengo, gerou repercussão nas redes sociais…

25 minutos ago

A declaração de  André Rizek direcionada ao Vasco da Gama

Jornalista soltou o verbo sobre a situação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro

25 minutos ago

A declaração de Diego Souza direcionada ao time do Corinthians

Diego Souza, lembrado pela torcida do Corinthians pelo gol perdido diante de Cássio na Libertadores…

45 minutos ago

Atualização sobre a situação de Gerson no Flamengo

O Flamengo está em contagem regressiva para seu próximo duelo no Campeonato Brasileiro, e uma…

55 minutos ago