O Maracanã contará com uma maratona de jogos no retorno do futebol brasileiro após a Data Fifa. Isso porque, entre os dias 21 de junho e 05 de julho, o estádio será palco de seis jogos, três do Fluminense e três do Flamengo. Os clubes planejam utilizar a paralisação no calendário para recuperar o gramado, que foi alvo de muitas críticas nas últimas semanas.
O curto espaço entre os jogos é o que preocupa, principalmente nos duelos da Libertadores, que serão decisivos para a ida ou não dos clubes às oitavas de final da competição. O Flu recebe o Sporting Cristal na terça-feira, às 21h (horário de Brasília), e o Fla encara o Aucas no dia seguinte, às 21h30. Ambas partidas são válidas pela última rodada da fase de grupos.
Desde o início de maio, com os dois times disputando todas as competições até então, o Maracanã recebeu, incluindo os Fla-Flus das oitavas de final da Copa do Brasil, 12 jogos em 40 dias, o que totaliza uma média de uma partida a cada três dias e meio. Tal cenário ajuda a ilustrar a péssima condição do gramado.
Após a partida contra o Grêmio, Jorge Sampaoli e Gabigol criticaram o estado do gramado. O atacante, inclusive, ironizou ao comparar a condição da grama com o “beach soccer”, se referindo à quantidade de areia no campo. Já o argentino, falou sobre o prejuízo para o espetáculo e para o estilo de jogo rubro-negro:
— O estado do gramado é muito ruim para tentar jogar, quase impossível. Quase 70 mil pessoas vieram ver um jogo de futebol nesse tipo de gramado. Precisa melhorar, os domínios são diferentes, a aceleração é difícil. Seguimos pedindo ao clube para que intervenha na melhoria do campo de jogo, ou na possibilidade de jogar em outro lugar.
Como mencionado, o Maracanã contará com 10 dias de descanso durante a Data Fifa e os clubes se movimentam estrategicamente para tentar recuperar o gramado. Não se sabe se a grama irá se apresentar em melhor estado, fato é que tanto o “Amor por el balón”, como o “Dinizismo” acabam perdendo força justamente diante de suas torcidas.
Retirado de: Esporte News Mundo