Você Sabia? Bragantino enfrentou o Flamengo na estreia do ‘melhor ataque do mundo’

Romário, Sávio e Edmundo em jogo pelo Flamengo

O Red Bull Bragantino, adversário do Flamengo nesta quinta-feira (22), participou de um capítulo interessante na história do clube carioca. Afinal, foi contra o Massa Bruta, em agosto de 1995 (ano do centenário do Flamengo), que o Mais Querido estreou oficialmente o então “melhor ataque do mundo”, formado por Romário, Edmundo e Sávio.

Foi com gols dos craques Romário e Edmundo que o Flamengo bateu o Bragantino (que na época não levava o nome da empresa de energético) por 2 a 1. Aliás, um fato curioso que marcou a estreia do trio no ataque do Rubro-Negro foi estádio da partida. O confronto foi em São Januário, casa do Vasco, rival do Flamengo. Aliás, foi no time de São Cristóvão que, posteriormente, Romário e Edmundo virariam ídolos.

Antes da primeira partida oficial que marcou a estreia de Romário, Edmundo e Sávio jogando juntos pelo Flamengo, o trio participou de um amistoso contra o Guarani. Em Cuiabá, no Estádio José Frageli, as equipes empataram por 1 a 1. O gol do time carioca, aliás, saiu de uma tabela entre Edmundo e Romário, que acabou com o gol do Animal.

Sávio comemora após marcar pelo Flamengo (Foto: Divulgação)

Mas, o que parecia ser um trio que marcaria história com a camisa do Flamengo, tornou-se uma frustração para os torcedores. Em 1995, o Mais Querido sofreu, principalmente, com problemas extracampos. No mesmo ano, Luxemburgo, Edinho e o radialista Washington Rodrigues treinaram a equipe em meio à atuação abaixo do esperado no Brasileirão. Aliás, na competição, o Flamengo só conseguiu fugir do rebaixamento nas últimas rodadas.

Fim do ataque dos sonhos

Ainda em 1995 Edmundo encerrou sua passagem pelo Flamengo. No total, o atacante disputou 23 jogos e marcou nove gols. Assim, as polêmicas do ex-jogador no clube, como brigas e problemas particulares, chamaram mais atenção do que as atuações em campo.

Em campo, Romário, que trocou o Barcelona pelo Flamengo, correspondeu ao esperado. Afinal, foram 240 jogos com 204 gols. Em 1996 o Baixinho foi campeão do Carioca, terminando a competição como artilheiro. Mas, no mesmo ano, retornou à Espanha, mas para jogar no Valência. Posteriormente, retorno ao Mais Querido e jogou nos anos de 1997, 1998 e 1999.

Romário pede silêncio aos rivais após marcar um gol com a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação)

Jogador promissor, na época, Sávio encantou os torcedores do Flamengo. Ao lado de Romário fez grandes jogos em 1996 e 1997. Aliás, não à toa trocou o clube carioca pelo Real Madrid. Na época, a transação mais cara da história do Rubro-Negro (cerca de R$ 11 milhões).

Retirado de: Jogada 10