Depois de ser “descartado” pelo técnico Jorge Sampaoli por um desejo de priorizar a chegada de novas peças para posições mais carentes do elenco, o lateral direito argentino Gonzalo Montiel está novamente na mira do Flamengo.
A contratação do jogador de 26 anos, um velho desejo da diretoria rubro-negra, muito anterior à chegada do atual treinador, voltou à tona por se tratar de uma possível “oportunidade de mercado” surgida nos últimos dias.
É que, de acordo com o canal argentino “Tyc Sports”, Montiel já pediu ao Sevilla para ser negociado nesta janela de transferências por estar incomodado com a perda de espaço no time titular.
O que aconteceu?
O nome do argentino faz parte dos planos do Flamengo pelo menos desde o ano passado. Em junho de 2022, o negócio esteve bem próximo de sair, mas travou em questões financeiras.
Logo que assumiu o comando do clube rubro-negro, Sampaoli foi questionado se havia pedido a contratação de Montiel, com quem trabalhou no Sevilla. Sua resposta foi que privilegiaria outras posições mais necessitadas.
A possibilidade de o lateral ser liberado por um valor abaixo do imaginado (ou mesmo emprestado) colocou novamente seu nome em pauta.
Além do Flamengo, Montiel também vem sendo especulado como possível reforço de outros clubes brasileiros, como Corinthians, Palmeiras e Vasco.
Quem é Montiel?
O lateral é cria das categorias de base do River e começou a fazer sucesso no aclamado time de Marcelo Gallardo que brilhou no futebol sul-americano durante a segunda metade da década passada.
Contratado pelo Sevilla em 2021, Montiel custou 11 milhões de euros (R$ 58 milhões), mas não tem dado o retorno esportivo esperado. Na última temporada, foi titular durante a passagem de Sampaoli, mas cedeu seu lugar ao veterano Jesús Navas depois da saída do compatriota.
O camisa 2 também fez parte do elenco da seleção argentina que faturou o tricampeonato mundial no fim do ano passado. E o lateral teve um papel fundamental na conquista do título: foi ele quem converteu o último pênalti na decisão contra a França e decretou que a taça iria para a terra de Lionel Messi.
Janela do Flamengo
O Flamengo já acertou dois reforços para a segunda metade da temporada. O goleiro argentino Agustín Rossi foi contratado gratuitamente por conta do fim do seu contrato com o Boca Juniors (estava emprestado ao Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita). Já o meia-atacante Luiz Araújo deixou o Atlanta United mediante o pagamento de 9 milhões de euros (R$ 47 milhões).
Ambos ficarão à disposição de Sampaoli a partir do dia 3 de julho, data de abertura da janela brasileira de inscrição de jogadores que estavam no exterior. O período para a inscrição desses atletas vai até 2 de agosto.
Antes, no entanto, a equipe rubro-negra tem uma “decisão” pela frente. Nesta quarta-feira, recebe o Aucas, do Equador, e precisa somar pelo menos um ponto para assegurar a classificação para as oitavas de final da Libertadores sem depender do outro jogo que fecha o Grupo A.
Retirado de: Uol