O Flamengo de Jorge Sampaoli ainda não consegue emplacar, apesar da terceira posição no Brasileirão, da ida às quartas da Copa do Brasil e da vaga encaminhada nas oitavas da CONMEBOL Libertadores. E um dos dilemas que o treinador vive está no setor defensivo.
Desde que chegou, Sampaoli viu seu time sofrer 22 gols em 18 partidas, média superior a um gol por jogo. Nos últimos dois duelos após a Data Fifa, por exemplo, são seis gols sofridos. A principal ‘mudança’ entre cada confronto foi o esquema: de três para dois zagueiros.
E essa alternância marca o período de Sampaoli no Flamengo até aqui. Em 18 jogos disputados, ele começou em 12 atuando com dois zagueiros de origem, contra seis vezes iniciando com três defensores. E o ESPN.com.br levantou os números de cada ‘time’.
Atuando com três zagueiros, o Flamengo tem números melhores. São quatro vitórias, duas derrotas e 66,6% de aproveitamento nessas seis partidas. Por outro lado, o time conseguiu 6 vitórias, quatro empates, duas derrotas e 61,1% de aproveitamento em 12 duelos.
Nos números, a equipe com três zagueiros leva vantagem. No entanto, quando o assunto é desempenho, duas derrotas que ainda martelam na mente do torcedor foram com três zagueiros: o 3 a 2 sofrido para o Botafogo e o 4 a 0 levado do Red Bull Bragantino. Além disso, foi com três zagueiros que o Flamengo venceu o Bahia por 3 a 2, mas foi duramente criticado por levar sufoco de um adversário com dois jogadores a menos.
Pelo lado positivo, uma vitória emblemática do Flamengo aconteceu com três zagueiros: o triunfo por 2 a 0 sobre o Fluminense na volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira foram os zagueiros escolhidos.
Já nos jogos com apenas dois zagueiros, o Flamengo tem um aproveitamento levemente inferior, mas coleciona boas atuações. O 8 a 2 no Maringá, o 2 a 0 no Goiás, o 4 a 1 no Vasco e o 2 a 1 no Racing pela Libertadores. Por outro lado, jogos ruins como os empates contra Cruzeiro e Ñublense, além da vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, foram com o time com dois zagueiros.
Depois de levar 4 a 0 do Bragantino com três zagueiros, Sampaoli retornou ao esquema com dois zagueiros e venceu o Santos por 3 a 2. Resta saber qual será o esquema adotado diante do Aucas, no Maracanã, nesta quarta-feira (28), às 21h30.
Veja abaixo os jogos do Flamengo com três zagueiros: 6 jogos (4V e 2D) – 66,6%
Flamengo 2 x 0 Nublense
Flamengo 2 x 3 Botafogo
Bahia 2 x 3 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Fluminense
Flamengo 3 x 0 Grêmio
RB Bragantino 4 x 0 Flamengo
Veja abaixo os jogos do Flamengo com 2 zagueiros :12 jogos (6V, 4E e 2D) – 61,1%
Inter 2 x 1 Flamengo
Flamengo 8 x 2 Maringá
Racing 1 x 1 Flamengo
Athletico 2 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Goiás
Fluminense 0 x 0 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Ñublense 1 x 1 Flamengo
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
Vasco 1 x 4 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Racing
Santos 2 x 3 Flamengo
A partida será realizada a partir das 21h30 (horário de Brasília), nesta quarta-feira (28)
Retirado de: ESPN