Após Luiz Araújo e Rossi, tudo indica que Claudinho será o próximo reforço do Flamengo nesta janela de transferência. Já acertado com o jogador de 26 anos, falta chegar a um consenso com o Zenit, da Rússia, que pede entre 17 e 18 milhões de euros (de R$ 88 e 94 milhões, respectivamente). O alto número chama a atenção e faz os rubro-negros questionarem se o valor é justo. Pelos números apresentados no país, a diretoria rubro-negra indica que sim.
Isso porque Claudinho é titular absoluto do Zenit desde o momento em que foi contratado. Também foi figura tolerado nos títulos do Zenit nas duas edições de Campeonato Russo que disputou, a ponto de ter contrato renovado até 2027. Devido ao sucesso, hoje é um dos jogadores mais celebrados pelos torcedores, o que torna a negociação mais difícil.
Na temporada de acabou de se encerrar no futebol europeu, por sinal, Claudinho foi o vice-líder de assistências do torneio (nove no total). Também marcou cinco gols. Já na de 2021/22, foi eleito o melhor jogador do campeonato nacional em votação feita entre os próprios atletas da liga, desta vez sendo o principal “garçom” da equipe.
Dentro de campo, é possível notar uma grande similaridade de seu estilo com o de Arrascaeta. Os mapas de calor de Claudinho produzidos pelo ‘Sofascore’ mostram isso e indicam que o meio-campista pode ser a solução para um velho problema constantemente apontado: a falta de um substituído — ou reserva — para o uruguaio.
As ações do atleta do Zenit no mapa de calor são semelhantes às do Flamengo, além da característica de “garçom”, um tanto quanto em falta no Flamengo atual. Claudinho, que pode jogar tanto meia central, ofensivo ou na ponta-esquerda, conforme demonstrado nas 30 partidas que fez pelo Zenit nesta temporada.
Outro ponto observado pelo Flamengo é que o retorno de Claudinho ao futebol brasileiro não tende a causar problemas de adaptação já que ele chegou a ser convocação pela seleção brasileira atuando no país, além de ter tido duas temporada de destaque com o Bragantino. Mais um lado à favor da contratação: não seria necessário esperar por tempo de encaixe com o atual elenco.
Em 2019, o Red Bull Bragantino sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, e Claudinho foi o principal destaque do time com oito gols e nove assistências, sendo eleito o “craque do campeonato”.
Já em 2020, repetiu a dose com a camisa do Bragantino, agora tendo disputa a Série A. A ponto de novamente receber o prêmio de Craque do Campeonato, eleito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Somando todas as competições, Claudinho disputou 50 jogos, marcando 20 gols e dando seis assistências.
Caso venha ao Flamengo, Claudinho já terá o apoio do técnico Jorge Sampaoli, que rasgou elogios ao atleta em coletiva de imprensa recente. Apesar de afirmar que “não sabia de nada” sobre a negociação, falou sobre o nível do jogador do Zenit.
“Com respeito ao Claudinho, não sei nada. Mas, já que você o citou, para mim é um jogador de outro nível, superlativo. Mas não sei se está na órbita do clube, se está longe, perto” — afirmou Sampaoli.
Claudinho também viverá o sonho de vestir rubro-negro, algo que já deixou bem claro em ocasiões anteriores. Em 2021, chegou a se declarar para o clube quando questionado se poderia atuar pelo Flamengo em algum momento da carreira.
“Jogaria um dia, sim, não tem porque esconder. É um grande clube brasileiro. Fico muito feliz. Se for da vontade de Deus de um dia vou jogar, pois tenho essa vontade” — disse, ao “Bolívia Talk Show”.
Um ano depois, a imagem do jogador voltou a ser relacionado ao Flamengo. Claudinho curtia férias no Brasil e foi flagrado em um show no Rio de Janeiro cantando uma música que também é tema da torcida rubro-negra.
Retirado de: O Dia
O Barcelona, com seu estilo de jogo dinâmico, tem se mostrado uma equipe em constante…
Palmeiras está atrás de Hércules do Fortaleza e Ríos quer deixar o clube O Palmeiras…
O mundo do futebol está cheio de histórias curiosas, mas algumas chamam mais atenção do…
Com uma atuação emocionante, o Flamengo reafirmou sua hegemonia no futebol feminino do Rio de…
Em uma entrevista ao "Charla Podcast", Alexandre Mattos, ex-diretor de futebol do Vasco, falou sobre…
Recentemente, o comentarista Cicinho, no programa Arena SBT, fez uma análise contundente sobre o futuro…