Giorgian De Arrascaeta é uma das principais figuras do Flamengo neste século. Campeão da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão pelo clube, o uruguaio já protagonizou momentos mágicos e, no momento, vive excelente fase. Com participações em gol nos últimos quatro jogos, o camisa 14 é uma espécie de “talismã” do torcedor rubro-negro e do técnico Jorge Sampaoli.
O próximo desafio da temporada, no entanto, é fundamental para as pretensões do Flamengo. A equipe enfrenta o Athletico Paranaense nesta quarta-feira (12), na Arena da Baixada, valendo uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Pelo excelente momento, Arrascaeta é esperança para o Rubro-Negro.
Ótimo retorno
Arrascaeta retornou ao Flamengo no segundo jogo do confronto diante do Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e já chegou marcando gol decisivo para garantir a classificação. Depois de duas assistências contra o Vasco, ele ficou participar de tentos em quatro partidas: Racing, Grêmio, Bragantino e Santos. O melhor estaria por vir.
A partir do jogo contra o Aucas, pela Libertadores, o uruguaio entraria em nova sequência de participação em gols. Arrascaeta distribuiu assistências diante da equipe equatoriana, do Fortaleza, nesse ele também marcou, e do Athletico Paranaense. Ele ainda balançaria as redes no último compromisso do Flamengo: Palmeiras, em São Paulo.
Questões físicas
É difícil afirmar se Arrascaeta voltaria ao altíssimo nível apresentado no Flamengo sem que os problemas no púbis deixassem de incomodar. Depois de longo período afastado por conta de problemas musculares, três, ao todo, em 2023, o uruguaio retornou ao seu melhor aspecto físico e faz a diferença. O tempo recuperado na Data Fifa foi crucial para a recuperação total do meia.
Sampaoli também sabe manter e tirar o jogador. Contra o Fortaleza, seu melhor jogo, entre os quatro que cito, ele foi substituído no segundo tempo, após marcar e conceder assistência. Diante do Palmeiras, ele sequer foi titular, mas voltou a ser decisivo com entrada no segundo tempo. A comissão técnica do Flamengo está ciente de até quando Arrascaeta pode aguentar nas partidas, com intuito de não perder uma das suas maiores referências técnicas.
Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, na Arena da Baixada. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, no Maracanã, o Flamengo pode até empatar em Curitiba que, mesmo assim, garante a classificação para a semifinal. Se vencer por um gol de diferença, os mandantes levam a decisão para os pênaltis.
Retirado de: Lance