Disputa entre Flamengo e Palmeiras em premiação pode render novo confusão; entenda

Rodolfo Landim durante entrevista coletiva na Gávea (Foto: Agência Foto BR)

Depois de empatarem no último sábado (08), em São Paulo, Flamengo e Palmeiras travam nova disputa. Dessa vez, o palco é o prêmio Confut Sudamericana 2023, que celebra as diretorias do melhores times do continente. Apesar de estarem concorrendo aos “títulos” em diversas frentes, o confronto entre paulistas e cariocas é extremamente curioso na categoria “Profissional em Direito Desportivo”.

Primeiro colocado na votação popular da categoria, o Flamengo concorre com Antonio Panza, diretor jurídico do clube. O Palmeiras ficou em segundo no quesito, com André Sica, que acompanha o dia a dia jurídico do Alviverde há quase 15 anos. A votação para eleger os melhores no Confut funciona em duas etapas: a primeira consiste da votação popular, já encerrada e, depois, um grupo de jurados deixa suas opiniões.

O jornal ‘Lance’ apurou que a participação palmeirense gerou estranheza com relação ao prêmio. O Flamengo concorre com um membro efetivo da diretoria e ainda pode perder o “caneco” por conta das duas etapas. A curiosidade é de que André Sica não possui qualquer vínculo estatutário com o Palmeiras e é contratado por uma empresa que presta serviços ao clube, a CSMV Advogados.

Questionado pela reportagem, o Palmeiras explicou que Sica coordena o departamento jurídico, que conta com advogados do escritório dele, de outros escritórios e contratados do próprio clube. O nome do profissional não consta no site oficial do Alviverde.

Para evitar que a votação popular ganhe peso irreversível no resultado final, o Confut organizou um “peso” maior para o pleito de jurados. Por isso ainda existe a possibilidade de André Sica vencer o prêmio, fato que poderia gerar desconfortos futuros. Além de Panza e Sica, a categoria 5, de melhor profissional de direito esportivo, conta com Candelaria Moirano, da Asociación del Fútbol Argentino.

A questão ainda levanta questionamentos com relação ao critério adotado, que busca nomear os melhores profissionais envolvidos no meio do futebol sul-americano. Procurada, a assessoria de imprensa do Prêmio Confut não retornou até o momento da publicação desta matéria.

O Prêmio Confut 2023 conta com 16 categorias. Além do troféu de melhor profissional de direito esportivo, o Flamengo concorre em outras três categorias: profissional de comunicação, profissional de finanças e melhor TV de clube. O Palmeiras, por sua vez, foi indicado em outras sete. As estatuetas serão entregues entre quarta (12) e sexta-feira (14), no Hotel Hilton, na Barra da Tijuca.

Retirado de: Lance