Matheus Cunha x Bento: o peso da experiência em mata-mata no confronto dos goleiros

Matheus Cunha em ação pelo Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Flamengo e Athletico-PR definem nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, uma das vagas na semifinal da Copa do Brasil, com vantagem do empate para o time carioca, que venceu por 2 a 1 o jogo de ida no Maracanã. Para se classificar, o Furacão precisa vencer por dois gols. Caso vença por um, a disputa irá para as cobranças de pênalti, onde a experiência nesse tipo de confronto pode fazer a diferença. Entre os dois goleiros, Bento irá para sua 18ª decisão de mata-mata, enquanto Matheus Cunha disputará apenas sua segunda decisão eliminatória no profissional.

Matheus Cunha fez a sua primeira aparição em um jogo de mata-mata na fase anterior da Copa do Brasil, quando o Flamengo eliminou o Fluminense. Agora, diante do Furacão, será a segunda experiência neste formato de competição pelo clube.

Matheus Cunha em ação pelo Flamengo contra o Grêmio (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O goleiro, de 22 anos, estreou no Campeonato Brasileiro justamente na partida contra o Athletico-PR, porém, pela quarta rodada do Brasileiro. Quando Santos sofreu uma pancada na cabeça, Matheus entrou e, desde então, ganhou mais espaço com Jorge Sampaoli até se consolidar como titular.

De lá para cá, das 16 partidas do Flamengo, Cunha só não foi titular em duas ocasiões: contra Fluminense (jogo de ida da Copa do Brasil) e Corinthians. Ele havia sido sentido dores no quadril e na coxa direita no jogo contra o Bahia, o que o fez ser substituído ainda no intervalo, e ficou no banco nos dois seguintes por precaução.

Do outro lado, aos 24 anos, Bento acumula experiência e histórico decisivo nos últimos anos, com 14 classificações e três eliminações em todas as fases de mata-mata em que participou. Inclusive, a estreia do goleiro foi justamente em uma fase decisiva. Em 2020, em meio ao surto de Covid-19 do Athletico-PR, Santos e Jandrei ficaram impossibilitados de jogar. O jovem, aos 21 anos, assumiu a vaga de titular contra o River Plate nas oitavas da Libertadores.

Bento
Bento assumiu a titularidade após a saída de Santos / Albari Rosa/GettyImages

Em 2023, as duas classificações do Furacão vieram nas mãos de Bento: contra o CRB, na terceira fase, e diante do Botafogo, nas oitavas. No jogo da volta, no Nilton Santos, Bento defendeu as cobranças de Tiquinho Soares e Tchê Tchê, eliminando o Alvinegro.

Bento já enfrentou o Flamengo em dois confrontos de mata-mata. O goleiro acabou eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil em 2022 e perdeu o título da Libertadores, em jogo único, no mesmo ano. Matheus Cunha, por sua vez, nunca enfrentou o Athletico-PR em jogos classificatórios. Nas duas ocasiões, Santos ocupava o gol.

Se por um lado Bento já garantiu duas classificações nos pênaltis nesta temporada, Matheus vem de um bom momento. O goleiro fez sua primeira defesa em cobrança de pênalti na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Fortaleza no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a partida ainda estava empatada em 0 a 0, e Matheus espalmou o chute de Yago Pikachu.

Histórico de Matheus Cunha em mata-mata:

2023

  • Classificado contra o Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil

Histórico de Bento em mata-mata:

2020

  • Athletico-PR eliminado para o River Plate nas oitavas da Libertadores

2021

  • Classificado contra a LDU nas quartas da Copa Sul-Americana (atuou apenas no jogo de ida)
  • Classificado contra o América de Cali nas oitavas da Copa Sul-Americana
  • Classificado contra o Atlético-GO nas oitavas da Copa do Brasil
  • Classificado contra o Paraná nas quartas do Paranaense (atuou apenas no jogo de volta)

2022

  • Derrotado para o Flamengo na final da Libertadores (jogo único)
  • Classificado contra o Palmeiras nas semifinais da Libertadores
  • Classificado contra o Estudiantes nas quartas da Libertadores
  • Classificado contra o Libertad nas oitavas da Libertadores
  • Eliminado para o Flamengo nas quartas da Copa do Brasil
  • Classificado contra o Bahia nas oitavas da Copa do Brasil
  • Classificado contra o Tocantinópolis na 3ª fase da Copa do Brasil

2023

  • Classificado nos pênaltis contra o Botafogo nas oitavas da Copa do Brasil
  • Classificado nos pênaltis contra o CBR na 3ª fase da Copa do Brasil
  • Campeão contra o Cascavel na final do Paranaense (jogo único)
  • Classificado contra o Maringá nas semifinais do Paranaense
  • Classificado contra o São Joseense nas quartas de final do Paranaense

Retirado de: Globo Esporte