Campeão da Copa do Brasil e Libertadores da América com o Flamengo, na temporada passada, Dorival Júnior não teve a chance de desfrutar tudo que conquistou no ano seguinte. Na avaliação da diretoria, era necessário a troca no comando e, assim, foi feito. Entretanto, a mudança não surtiu efeito e o time patinou no primeiro semestre.
Para o futuro, o atual treinador do São Paulo planeja um dia retornar ao clube carioca e finalizar o que foi iniciado.
— É um sentimento que todo profissional tem. O término de um trabalho não quer dizer especificamente uma conquista, é você terminar um trabalho, é você consolidar e solidificar, pois pode ser um trabalho preparatório, a gente nunca sabe. No futebol são etapas, você não queima etapas, diz Dorival em entrevista ao ‘Globo Esporte’.
— Eu tenho certeza que um dia voltarei ao Flamengo, não sei se isso vai demorar um, dois, cinco anos, mas eu ainda vou voltar para finalizar tudo aquilo que ficou aberto, acrescenta.
Na avaliação de muitos, o principal responsável pela não continuidade de Dorival no Flamengo foi Marcos Braz, vice-presidente de futebol. À Globo, o dirigente justificou a decisão de não renovar o contrato do profissional.
— A gente tinha aqui dentro uma análise bem clara e bem transparente de que precisava fazer a troca do comando, e assim foi feito. Pode ter tido um ponto fora da normalidade nesse sentido (resultados), mas você tem alguns itens na hora de analisar o que você busca no comando de uma equipe. E a gente entendeu que precisava ser trocado – afirmou em fevereiro.
Dorival tinha apoio dos jogadores do Flamengo
Nesta semana, o ex-jogador Diego Ribas, comentarista do Grupo Globo e um dos principais líderes daquele elenco rubro-negro, afirmou que a relação entre o técnico e os atletas era excelente e que todos defendiam a continuidade do trabalho. A decisão da diretoria surpreendeu.
— Já tinha me desconectado (do clube), não participei das conversas, não sei como foi a parte do Dorival. Os jogadores adoravam ele, queriam que ele continuasse, mas são decisões aqueles que são responsáveis, Landim, Braz e Spindel. Acho que foi surpreendente para todos, inclusive para mim -, disse Diego Ribas, no programa ‘Boleiragem’ do SporTV