Por: Kayo Silva
De olho no mercado de transferências, o Flamengo está em busca de reforços para agregar o elenco, tanto para o plantel dos profissionais como nas categorias de base. O rubro-negro carioca foi em busca de um atleta com nacionalidade não tão comum no cenário brasileiro. Em abril, o Mengão trouxe para sua base, o nigeriano Shola Ogundana de 18 anos (geração 2005). O atacante já está integrado ao time sub-20 e essa semana teve seu nome registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
Desde que chegou no Flamengo, nos primeiros meses de 2023, o jovem vem se destacando atuando em amistosos com a equipe sub-20 B. Após seu nome ser publicado, Shola poderá atuar nas competições que tem a chancela da CBF, como a Copa do Brasil e o Brasileirão, inclusive, ficará à disposição para o confronto decisivo diante do Athletico-PR, pelas quartas de final do Brasileirão das categorias de base.
E além do mais, o atacante deve integrar a equipe sub-19 do Flamengo em alguns torneios internacionais em que o clube irá participar. Primeiro em Praga, na República Tcheca, e depois Zagreb, na Croácia, a viagem está prevista para essa semana.
Shola foi monitorado durante a Viarregio Cup 2022, competição realizada na Itália. No torneio, o atacante se destacou atuando na equipe do Remo Stars e ajudou o time a chegar até a final. Sendo o principal destaque, o nigeriano foi sondado por diversos clubes, incluindo outro time brasileiro, o rival Palmeiras.
O atacante chegou ao Flamengo por empréstimo de uma temporada, com opção de compra ao final do vínculo de 500 mil dólares por 50% dos direitos econômicos do atleta. O nigeriano desde as suas primeiras participações em amistosos já soma quatro gols em cinco jogos.