A vitória do Flamengo sobre o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil reacendeu um questionamento que vem sendo feito sobre a temporada rubro-negra: o foco do elenco fica nas copas?
Em entrevista coletiva, o técnico Jorge Sampaoli elogiou o estilo do seu elenco e concordou com a afirmação sobre o time ser “copeiro”.
“Sim (elenco é copeiro), esses jogadores sabem jogar esse tipo de jogo. Se ligam mais, a proposta é maior, então considerado que não é por mim, mas eles que têm essa capacidade. Jogaram muitas finais. Esse ano não foram bem, mas ainda há possibilidade de jogar algumas esse ano, espero”, disse.
E os números comprovam os elogios. Um levantamento do Data ESPN comprova que o aproveitamento do Flamengo nas partidas da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores é superior se comparado ao Brasileirão.
Nas copas, são 13 partidas, com oito vitórias e duas derrotas. Já no Brasileiro, em 16 jogos, o time tem as mesmas oito vitórias, mas quatro derrotas.
Ataque e defesa também rendem mais nos torneios de mata-mata. A média de gols marcados é de 2,08 nas copas contra 1,75 no Brasileiro. O time também sofre mais defensivamente, com 0,77 contra 1,19 na liga.
Na zona mista, Thiago Maia negou a fama do elenco. “Isso é bastante polêmico, falam que a gente escolhe campeonato, a gente não escolhe campeonato nenhum. Sempre respeitei as equipes, mas sabemos que todas as equipes contra o Flamengo vem para ganhar”.
“Tem que tirar da cabeça isso de: ‘ah, escolhe a Copa’, isso nunca teve desse lado. A gente sempre vai dar a vida em todos os jogos. O Brasileirão é muito difícil. A gente está em 3º, vamos esperar os times lá de cima dar uma escorregada e a gente chegar para cima”, completou.
O Flamengo volta a campo no Brasileirão contra o Atlético-MG no sábado (29), enquanto terá duelo contra o Olimpia pela Libertadores no próximo dia 3.
Retirado de: ESPN