Em crise, defesa frágil, tricampeão: jornalistas paraguaios dizem o que o Flamengo deve esperar do Olimpia na Libertadores

Olimpia é um dos principais clubes do futebol paraguaio (Fonte: Divulgação/Olimpia)

O Flamengo encara o Olimpia nesta quinta-feira (3), às 21h (de Brasília), com transmissão , pela primeira partida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores.

Se o Flamengo chega em clima conturbado após a polêmica envolvendo a agressão de Pablo Fernández, ex-preparador físico rubro-negro, a Pedro, o clube paraguaio também não está em seus melhores momentos.

Em 11º lugar no Campeonato Paraguaio com um ponto em quatro jogos, o Decano trocou de técnico recentemente. Saiu Diego Aguirre, ex-São Paulo e Internacional, e chegou Fracisco Arce, ex-lateral-direito com passagens por Grêmio e Palmeiras.

Pensando no atual momento do Olimpia, o ESPN.com.br entrevistou três jornalistas paraguaios, que destrincharam os pontos fortes e fracos do Franjeado, no que a torcida do clube se apega para o confronto e, sobretudo, onde o Flamengo deve se alertar para não ser surpreendido.

Quais são os pontos fortes do Olimpia?

Juan Eduardo, da Rádio 780 AM Y UNICANAL: “Olimpia não atravesssa um bom momento hoje, trocou de treinador e ainda não se pode ver muito uma mudança no estilo de jogo. Hoje não tem ponto forte.”

Edgar Cantero, da ESPN SUR: “Ponto forte do Olimpia é a história, a camiseta. Os jogadores têm outra mentalidade para jogar a Libertadores. Não é como no campeonato local. Quando é Libertadores, se transformam. O time depende muito mais de jogar em equipe do que individualidades. Se jogar individualmente, vai ser difícil jogar contra o Flamengo.”

Fede Arias, da ABC Color: “Os pontos fortes são poucos. Um é a tradição na Copa Libertadores e outro é ter uma torcida vibrante. Mas individualmente e coletivamente, no time, não tem pontos fortes.”

Quais são os pontos fracos do Olimpia?

Juan Eduardo, da Rádio 780 AM Y UNICANAL: “Principal fraqueza do Olimpia é na defesa. Não é uma equipe muito dinâmica. Vários zagueiros foram testados buscando solidez defensiva, mas não conseguiu. A dupla de zaga no Rio de Janeiro deve ser Romaña e Gamarra.”

Edgar Cantero, da ESPN SUR: “Hoje, o problema é a falta de gols. No último jogo com Aguirre na Libertadores, fez quatro gols, mas no campeonato local não tinha um padrão de jogo, não se entendia a proposta. Outra dificuldade é nas bolas aéreas defensivas. Está muito difícil ganhar as segundas bolas.

Fede Arias, da ABC Color: “Os pontos fracos do Olimpia se passam por duas coisas: individual e coletivo. Tem dificuldades no ataque, o meio não tem consistência e a defesa é insegura. Uma equipe sem intensidade, que mudou de técnico há duas partidas. Arce é bom técnico, mas ainda não conseguiu vencer. O Olimpia não vence há cinco jogos.”

Qual é o principal jogador do Olimpia?

Juan Eduardo, da Rádio 780 AM Y UNICANAL: “Hoje, o principal jogador do Olimpia por rendimento é o lateral-esquerdo Facundo Zabala. Fez um gol de falta contra Trinidense no Campeonato ParaguaIo.”

Edgar Cantero, da ESPN SUR: “Hoje, o principal jogador é Derlis Gonzalez, que está machucado. Tirando ele, é Richard Ortiz, o capitão e que também joga na seleção do Paraguai.”

Fede Arias, da ABC Color: “O principal jogador é Alejandro Silva. Tem hierarquia, certa dinâmica na frente. Ortiz é capitão, líder, mas ainda tem muita dificuldade no físico.”

A torcida do Olimpia está confiante para a partida?

Juan Eduardo, de Radio 780 AM Y UNICANAL: “A torcida se agarra à história que tem na Libertadores. A confiança passa pelas façanhas que o clube já fez na competição. Mas a torcida também é consciente que, futebolisticamente, o Flamengo é muito superior.”

Edgar Cantero, da ESPN SUR: “Vai depender muito do primeiro jogo no Maracanã. A torcida está dividida entre dúvidas e confiança. De qualquer forma, viajou muita gente ao Maracanã.”

Retirado de: ESPN