Eliminado nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo ainda disputa o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil para tentar contornar a temporada ruim até aqui, que conta com cinco fracassos. Contudo, de acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, o time rubro-negro, que está 13 pontos atrás do líder Botafogo, possui apenas 2,1% de chances de vencer a competição.
Atualmente, o Flamengo está na segunda colocação do Brasileirão, com 31 pontos conquistados — são nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas —, atrás do Botafogo, que possui 44 pontos e tem 85,7% de chances de conquistar a taça, de acordo com a ferramenta.
Depois do Botafogo, o Grêmio é a segunda equipe com maior probabilidades de conquistar o Brasileirão, dentre os concorrentes diretos pelo título, com 2,9%. O Bragantino e o Fluminense, com 2,6% e 2,5%, respectivamente, também estão na frente do Flamengo. Palmeiras, com 1,8%, e Cuiabá, com 1%, estão na briga, mas está mais distante que o clube treinado por Sampaoli.
Sem o título da Libertadores, o Flamengo precisa do título da Copa do Brasil ou ficar entre os seis primeiros no Brasileirão para conquistar sua vaga à competição internacional do ano que vem. Segundo a ferramenta do ‘O Globo’, o clube carioca possui 62,4% de chances de se classificar via Campeonato Brasileiro.
É a quinta maior porcentagem nesse quesito. Atrás de Botafogo, que possui 99,85%, Bragantino, com 68,7%, Fluminense, 65,6%, e Grêmio, com 65,4%.
A Bola de Cristal é uma ferramenta desenvolvida pelo ‘O Globo’ em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG que analisa as estatísticas dos confrontos pelo Brasileirão, além de apontar as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, e de rebaixamento de todos os clubes.
Retirado de: O Globo