Queda de rendimento muda status de ‘insubstituível’ de Gabigol no Flamengo; entenda

Gabigol em ação pelo Flamengo contra o Aucas (Foto: Divulgação/Flamengo)

Um dos nomes mais decisivos do atual elenco do Flamengo, Gabigol segue o ritmo do coletivo e não vive boa fase. Antes intocável por Jorge Sampaoli, o camisa 10 vem sendo substituído nos últimos jogos, fator que ilustra um pouco do momento delicado que vive o atacante. Em toda a temporada de 2023, Gabigol disputou 45 jogos, balançou as redes em 20 oportunidades e deu quatro assistências. Apesar disso, a trajetória de Gabi sob o comando de Jorge Sampaoli não é nada boa, e o atacante registra a menor média de gols pelo Flamengo.

O camisa 10 tem protagonizado atuações ruins e tendo pouco impacto dentro da área. Por outro lado, em relação às finalizações, o número é inferior: ele chuta menos a gol do que deveria. É bem verdade que o esquema de Jorge Sampaoli não favorece os atacantes, mas as apresentações de Gabigol deixam (e muito) a desejar.

Má fase

Titular absoluto de Jorge Sampaoli, Gabriel Barbosa disputou 26 jogos e iniciou entre os 11 em 25 oportunidades. Considerado como insubstituível, Gabi deixou o campo nas últimas três partidas, e não ironicamante, as substituições surtiram efeito. No dia 13 de agosto, no duelo contra o São Paulo, pelo Brasileirão, Gabigol deixou o campo para a entrada de Pedro.

Já no dia 16 de agosto, no jogo contra o Grêmio, pela volta da semifinal da Copa do Brasil, Gabigol deixou o campo para a entrada de Luiz Araújo. A substituição foi repetida por Jorge Sampaoli no último domingo (20), contra o Coritiba, pelo Brasileirão. E mais uma vez a troca entre o camisa 10 pelo camisa 22 melhorou o Flamengo.

Desempenho

Gabigol não marca gol com bola rolando pelo Campeonato Brasileiro desde o jogo contra o Fortaleza, realizado no dia 01 de julho. Desde então, o Flamengo disputou sete partidas pelo torneio, e o camisa 10 só voltou a balançar as redes no último domingo (20), contra o Coritiba. O tento, no entanto, foi de pênalti.

Em toda a temporada, até o jogo do último domingo (20), Gabigol não balançava as redes desde o dia 26 de julho, contra o Grêmio, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Volta por cima

Após a vitória sobre o Coritiba por 3 a 2, Gabriel Barbosa terá uma semana livre de treinos para tentar reverter a má fase. O atacante precisa retomar o foco, diminuir os erros e aumentar a efetividade, e poderá aproveitar o período sem jogos para retomar a veia artilheira. Gabi volta a campo no próximo sábado (26), para enfrentar o Internacional, em partida válida pela 21ª rodada do Brasileirão. A bola vai rolar às 18h30 (horário de Brasília).

Retirado de: Lance