Com o gramado prejudicado pelo excesso de uso, o Maracanã recebe nesta noite sua 56ª partida em 2023, um número que equivale a até o quádruplo da quantidade de jogos sediados por alguns dos principais estádios da Europa no mesmo período.
O confronto entre Fluminense e Olimpia, às 21h30 (de Brasília), válido pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, será o penúltimo evento esportivo antes de a arena fechar as portas por tempo indeterminado para recuperação do piso.
A pausa é uma tentativa da administração do Maracanã para tapar os buracos e evitar o acúmulo de lama que têm prejudicado o nível técnico do futebol praticado no estádio e aumentado o risco de jogadores se machucarem.
Utilizado rodada após rodada por Flamengo e Fluminense e ainda eventualmente alugado ao Vasco, o Maracanã viu seu gramado se deteriorar por uma rotina de partidas assustadoramente mais intensa do que as dos grandes estádios do Velho Continente.
A Allianz Arena e o Parc-des-Princes, casas de Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, respectivamente, só receberam 13 eventos esportivos desde o começo do ano, o equivalente a menos de 25% do total de jogos sediados na arena carioca.
Mesmo o Manchester City, que chegou à final de quase todos os torneios que disputou na última temporada, só jogou como mandante 18 vezes em 2023.
O único estádio mais importante da Europa que recebeu um número superior a 20 partidas desde janeiro foi o San Siro, da Itália. Dividido por Milan e Inter de Milão, ele foi utilizado 33 vezes no ano. Mesmo assim, ainda é uma taxa bem menor que a do Maracanã.
É fato que o ano do futebol europeu foi interrompido por recém-encerradas férias de quase três meses. Mesmo assim, nem mesmo o San Siro conseguirá atingir até dezembro o mesmo nível de ocupação do estádio de Flamengo e Fluminense.
A arena carioca fechará sua agenda por tempo indeterminado depois da partida entre Flamengo e Internacional, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.
A expectativa é que o estádio possa novamente ser utilizado depois da Data Fifa de setembro (entre os dias 4 e 12). No entanto, ainda não há nenhuma confirmação a respeito dessa data de liberação.
O Maracanã será palco da decisão da Libertadores-2023, no dia 4 de novembro. Dependendo do avançar dos times do Rio nas competições que disputam, é bem possível que ele receba ainda cerca de 20 partidas até o fim do ano.
Maracanã (Brasil): 55 partidas
San Siro (Itália): 33 partidas
La Bombonera (Argentina): 21 partidas
Etihad Stadium (Inglaterra): 18 partidas
Santiago Bernabéu (Espanha): 17 partidas
Estádio da Luz (Portugal): 15 partidas
Allianz Arena (Alemanha): 13 partidas
Parc-des-Princes (França): 13 partidas
Retirado de: Uol
Bahia renova interesse em Reinier e prepara nova proposta para 2025 O Bahia está de…
Sem espaço no Botafogo, Pablo retornará ao Flamengo, mas futuro segue incerto O zagueiro Pablo…
Bahia busca primeira vitória contra o Cuiabá para encerrar jejum e seguir sonhando com Libertadores…
Para manter o time vivo nos campeonatos e colher bons frutos ao final das temporadas,…
Justiça penhora R$ 19 milhões das contas do Corinthians por dívida com casa de apostas…
Medalhas da Libertadores ganham novo design para a final de 2024 As medalhas entregues ao…