Por: Kayo Silva
Diante de sua torcida no Maracanã, no sábado (26), Jorge Sampaoli comandou o rubro-negro em mais um vexame. Isso porque o adversário, Internacional, poupou a maioria de seus titulares para a partida e mesmo com a equipe sem entrosamento, o Flamengo não conseguiu vencer os sulistas, apenas empatando sem gols.
Com desempenho abaixo do esperado, a torcida já perdeu a paciência com o técnico Jorge Sampaoli, isso por conta da eliminação na Conmebol Libertadores e pelas péssimas partidas realizadas no Campeonato Brasileiro. O argentino tem o pior aproveitamento entre os últimos treinadores estrangeiros do Fla.
O Mais Querido possuía vantagem na partida das oitavas de final, além do 1 a 0 na partida de ida e conseguindo ampliar a vantagem na casa do adversário, o Flamengo não conseguiu segurar o placar e acabou levando a virada, o clube paraguaio fez 3 a 1, se classificando direto para fase seguinte da competição. Após o vexame, o rubro-negro fez outros quatro jogos: três pelo Brasileirão (São Paulo, Coritiba e Internacional) e uma pela Copa do Brasil (semifinal contra o Grêmio). Apesar de não ter sido derrotado nestes confrontos, o aproveitamento de Sampaoli é de apenas 56%.
Compare os números
- 75%, Jorge Jesus (43 vitórias em 57 jogos)
- 59%, Paulo Sousa (16 vitórias em 32 jogos)
- 57%, Domenec Torrent (13 vitórias em 23 jogos)
- 56%, Vítor Pereira (10 vitórias em 18 jogos)
- 56%, Jorge Sampaoli (19 vitórias em 34 jogos)
O atual comandante do Mais Querido, tem uma diferença de quase 20% de aproveitamento quando comparado com Jorge Jesus. Além disso, dentre todos os estrangeiros que vieram a comandar o Flamengo desde a saída do treinador português, o argentino é quem possui os piores números.
Em 2019, ano que todo Rubro-Negro vai lembrar pro resto da vida, Jorge Jesus conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América. Em 2023, o Mais Querido apresenta um desempenho insatisfatório no Brasileiro e foi eliminado da Libertadores, mas tem chances de vencer a Copa do Brasil caso supere o São Paulo na grande final.
No Campeonato Brasileiro, o Flamengo é o quarto colocado ficando atrás do líder Botafogo, do Palmeiras e do Grêmio. O Mengão volta a campo nesse sábado (02), para o duelo diante do líder com o mando de campo do rival carioca. O confronto acontece às 21H (horário de Brasília).
Urgente: Jorge Sampaoli poderá ser demitido pelo Flamengo ainda hoje