Televisão: emissora irá lançar um novo canal na TV aberta voltado especificamente para o futebol e os demais esportes

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Bruno Henrique sobre o Aucas (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Os seguidores do extinto “Orbi” no Instagram se surpreenderam com uma mudança de marca no perfil do que antes era uma página de informações e notícias ligada ao jornal do Grupo Bandeirantes que já não circula mais. O antigo e conhecido logotipo do Canal 21 e o nome “Canal21 Sports” passaram a ocupar o espaço, e algumas postagens com fotos de integrantes da equipe de esportes da Band foram feitas. Mas o que é isso?

A Band está relançando o Canal 21, agora com segmentação esportiva. A emissora era muito conhecida em São Paulo nos anos 1990, quando foi lançada em sinal UHF, que naquela década crescia e levava canais como MTV Brasil, Shop Tour, Rede Vida, Rede Mulher, entre outros.

O que era o Canal 21 até agora?

O Canal 21 surgiu com a ideia de ter programação local e informativa. Estreou em 1996 e logo em seguida participou da cobertura da queda do Voo 402 da TAM no Jabaquara, um acontecimento trágico que marcou aquele ano. Com o tempo, o 21 alcançou outras regiões do país e passou a ser Rede 21. Contou com nomes como Celso Zucatelli e até a ex-apresentadora do Jornal Nacional Lillian Witte Fibe.

Mas, depois disso, no meio da década de 2000, passou a ter sua programação terceirizada e vendida. Foi “PlayTV” durante alguns anos, depois virou apenas um canal de programação religiosa. Agora, de volta ao comando pleno da Band, a aposta da emissora é usar o esporte para alavancar a emissora no sinal aberto digital.

Quem estará na versão esportiva do Canal 21?

Nomes como Fernando Fernandes, Livia Nepomuceno, Vinicius Batista, Alinne Fanelli e Paloma Tocci já foram anunciados. Outros integrantes das rádios e da TV também vão aparecer no Canal21 Sports.

Como será a programação do “Canal21 Sports”?

A programação vai contar com atrações próprias, que já tiveram pilotos gravados nesta semana, e e ainda levará retransmissões de programas das emissoras do grupo. Telejornais esportivos em um formato parecido com o “BandSports News”, do canal pago de esportes da marca, também devem aparecer ao longo da grade.

Transmissões ao vivo de eventos são esperadas na programação, mas a Band ainda não definiu exatamente quais produtos poderão ser exibidos no canal. Atualmente, a emissora transmite em seu canal principal na TV aberta competições como Fórmula 1, UFC, Brasileirão Série B, Liga Saudita de futebol, StockCar Brasil e tem os direitos do Campeonato Carioca até 2025, entre outros.

Quando o “Canal21 Sports” estreia?

Os trabalhos da Band estão sendo realizados para viabilizar a estreia já na próxima semana, no início de setembro. A data prevista é o dia 4, segunda-feira.

O BandSports vai deixar de existir por causa disso?

Não. O canal esportivo de TV por assinatura segue no ar com competições como a Liga Saudita, treinos da Fórmula 1, Nascar, treinos e corridas da Fórmula 2 e Fórmula 3, diversos eventos de automobilismo, Série D do Brasileirão, Campeonato Carioca, futsal, etc.

Como sintonizar o Canal 21?

Atualmente, não há um site oficial da emissora com todas as informações, mas além do canal 21.1 no sinal digital aberto da região metropolitana de São Paulo, é possível encontrar a programação em outras partes do Brasil.

O site especializado Line Up aponta, por exemplo, o canal 35.1 em Goiânia, o canal 48.1 em Salvador, 10.1 em Santos, 32.1 em Serra Talhada-PE, 11.1 em Ribeirão Preto-SP, entre outros. Na TV paga, a Claro carrega a emissora no canal 24 em São Paulo, região onde a Vivo leva o canal no 21.

Vale aguardar um anúncio oficial da Band sobre onde sintonizar o novo canal esportivo da TV aberta.

Retirado de: UOL