Flamengo terá que se espelhar em histórico de arrancadas para alcançar o Botafogo no Brasileirão

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Bruno Henrique sobre o Aucas (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Com a diferença de doze pontos para o líder Botafogo, o Flamengo mostrou no último sábado que ainda pode sonhar no Campeonato Brasileiro. Mesmo no Nilton Santos, venceu o rival e, de quebra, encerrou a invencibilidade do Alvinegro em seu estádio na competição (11 triunfos consecutivos). De olho na reta final, o elenco de Jorge Sampaoli terá que se espelhar em outras arrancadas do Rubro-Negro na era de pontos corridos (2009 e 2020), que resultaram em títulos.

Por outro lado, é preciso ponderar que só vencer não basta, e que o time terá que torcer para que o Botafogo tenha um momento de irregularidade. Após o clássico, Bruno Lage chegou a colocar o cargo à disposição em uma declaração inusitada, mas logo se reuniu com a diretoria alvinegra e seguirá à beira do campo. No entanto, o rival vem de duas derrotas consecutivas, inclusive, uma eliminação na Copa Sul-Americana para o Defensa y Justicia, na Argentina.

O triunfo sobre o rival pode ser a mola propulsora para uma arrancada na competição, em meio à decisão da Copa do Brasil diante do São Paulo. O foco é aparar as arestas dos possíveis conflitos internos e aproveitar a Data Fifa para aprimorar a parte física dos jogadores. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time carioca tem 1,9% de chance de ser campeão após a 22ª rodada.

Retirado de: Lance