A capital paulista deve registrar calor recorde neste fim de semana em que Flamengo e São Paulo disputam o segundo jogo da final da Copa do Brasil. Ao longo da semana, a Defesa Civil do estado divulgou comunicado de previsão de calor intenso no sábado e do domingo, com termômetros podendo superar a marca histórica de 37,8 ºC da cidade — alguns serviços de previsão falam em 38 ºC. Um elemento a mais para a decisão de domingo, marcada para as 16h, no Morumbi.
“Esta onda de calor irá se estabelecer sobre o Estado de São Paulo, tornando os dias com calor intenso em todas as regiões”, avisa a Defesa Civil.
A situação já chamou atenção da Federação Paulista, que anunciou que, nas partidas de seus torneios, haverá quatro paradas técnicas para hidratação. O protocolo, que vai da categoria sub-11 aos profissionais, no masculino e no feminino, orienta que cada tempo (de 45 minutos) deve ser paralisado duas vezes, uma aos 15 e outra aos 30 minutos de jogo. Para os jogos com tempos de 30 minutos, a orientação é de uma parada.
O jornal ‘O Globo’ consultou Flamengo e São Paulo, que mantêm seus cuidados com os atletas e não abordaram um protocolo específico para a partida de domingo.
O Flamengo informou que faz um trabalho de prevenção com os jogadores que precisam de mais reposição de água — identificados dias antes de cada partida —, visando à diminuição da temperatura central. Os uniformes também ajudam no processo, retendo suór e impedindo troca de temperatura do corpo com o exterior.
O São Paulo, por meio de seu departamento médico, também observa de perto os detalhes da hidratação de cada atleta. Assim como o Flamengo, o clube é vestido pela Adidas e dispõe das tecnologias da marca em seu uniforme. Dono da casa, o tricolor recomenda aos torcedores que estarão presentes no Morumbi que se hidratem constantemente no dia da partida.
Na Copa do Brasil, a CBF também promoverá parada técnica nos dois tempos. Como de praxe, os clubes disponibilizarão caixa térmica com água, isotônicos e outros suplementos.
Flamengo e São Paulo fazem o confronto derradeiro valendo o título da competição. No jogo de ida, os paulistas venceram por 1 a 0. Ficam com o título em caso de empate. O Flamengo precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis — ou mais de um gol para virar o placar agregado.
Retirado de: O Globo