Neste sábado (30), o Flamengo duelou com o Bahia pelo Brasileirão no Maracanã, e Pedro, após um jejum de oito jogos sem marcar, finalmente encontrou o caminho das redes. Esse período sem gols para um atacante é sempre um momento desafiador, e, notavelmente, o gol veio após a saída de Jorge Sampaoli, que deixou o cargo após sequências de resultados insatisfatórios e o vice-campeonato da Copa do Brasil.
O gol de Pedro foi originado de um pênalti sofrido por Bruno Henrique. Além desse momento, o Flamengo se beneficiou de uma expulsão do jogador Kanu e de um segundo tempo nada favorável do Bahia, garantindo a vitória. Este gol de Pedro trouxe um alento ao Flamengo, que busca estabilidade após um ano de desafios em 2023 e almeja uma vaga na Libertadores do próximo ano.
Antes deste jogo, o Flamengo encontrava-se em uma posição desconfortável em relação à classificação da Libertadores. O objetivo claro é garantir sua presença no torneio mais uma vez.
Durante sua sequência sem gols, Pedro foi escalado como titular em jogos cruciais, inclusive na final da Copa do Brasil. As partidas em que não marcou foram contra Grêmio, Coritiba, Inter, Botafogo, Athletico, São Paulo (duas vezes) e Goiás. Seu gol anterior foi contra o São Paulo, em 13 de agosto, e, curiosamente, também se originou de uma penalidade.