Que loucura! Copa do Mundo terá formato inédito jamais visto antes

Vinícius Júnior em jogo do Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo do Qatar (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito com jogos de abertura em Uruguai, Argentina e Paraguai, em homenagem à primeira edição do torneio em 1930. O torneio será realizado em três continentes: América do Sul, Europa e África, com Portugal, Espanha e Marrocos também sediando jogos.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e confirmada pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino. Argentina, Uruguai e Paraguai sediarão apenas as partidas de abertura de suas seleções, enquanto o restante do Mundial acontecerá nos outros países anfitriões.

Essa edição especial da Copa do Mundo comemorará os 100 anos do torneio e é vista como uma mensagem de paz, tolerância e inclusão. Além disso, a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha se tornou a única candidata após a Conmebol aceitar essa configuração. A decisão foi elogiada por unir continentes e celebrar a história do futebol.

Presidente da FIFA se manifesta

Diante de tal contexto, o presidente da FIFA se manifestou. Veja abaixo as declarações de Gianni Infantino:

— O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos — Uruguai, Argentina e Paraguai — organizarão uma partida de cada Copa do Mundo Fifa 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo Fifa, disse Gianni antes de complementar:

— O Conselho da Fifa também concordou por unanimidade que a única candidatura para acolher o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha. Dois continentes – África e Europa – unidos não apenas numa celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão.