Por: Letícia Gerheim
A apresentação de Tite como novo técnico do Flamengo aconteceu na última segunda-feira (16), quando ele respondeu perguntas dos jornalistas e pôde falar sobre suas ideias e o projeto de trabalho no Mais Querido.
O treinador aproveitou a oportunidade de fala e mandou uma indireta para Jorge Sampaoli, seu antecessor. Tite declarou que o técnico é quem precisa se adaptar ao time, e não ao contrário.
– Ser criativo e ofensivo está no DNA do Flamengo, não tem outra forma. Ou seja, o técnico tem que se adaptar aos atletas e à equipe. Não é o contrário.
Para muitos, o principal fracasso de Sampaoli em seu trabalho no Flamengo foi justamente a insistência em imprimir suas ideias na equipe, ao invés de aproveitar as principais características dos jogadores. O argentino, inclusive, reconheceu essa dificuldade no empate com o São Paulo pelo Brasileirão.
– Há uma postura de projeção que são os jogadores que, estando fora da escolha inicial do treinador, têm que haver um processo de comunicação e adaptação. Nós, ao contrário, estamos nos adaptando aos jogadores do Flamengo (…) Se você observar meus times anteriores, são totalmente diferentes.