Lamentável! Vinicius Júnior, do Real Madrid, desabafa nas redes sociais

Vinícius Júnior em ação pelo Real Madrid contra o Atlético de Madrid (Foto: JAVIER SORIANO/AFP)

No mais recente episódio de racismo no futebol, Vinicius Júnior, que joga pelo Real Madrid, foi alvo de abuso racial durante uma partida contra o Sevilla pelo Campeonato Espanhol. O incidente envolveu um torcedor que imitou um gesto racista, simulando um macaco em direção ao jogador.

Vinicius Júnior respondeu a esse triste episódio por meio das redes sociais (veja abaixo), onde ele primeiro parabenizou o Sevilla por sua rápida identificação e punição do torcedor racista. No entanto, ele fez questão de destacar que esse não é um caso isolado na Espanha, expressando sua preocupação com a frequência desses incidentes.

O jogador também mencionou um vídeo que mostrava outro ato racista durante a mesma partida, dessa vez envolvendo uma criança. Ele lamentou a falta de educação em relação ao racismo e revelou que investe consideravelmente na educação no Brasil, com o objetivo de formar cidadãos com atitudes mais respeitosas e inclusivas.

Vinicius Júnior instou as autoridades espanholas a mudarem a legislação para punir criminalmente os responsáveis por tais atos racistas, considerando que essa seria uma etapa crucial na preparação para a Copa do Mundo de 2030. Ele até se ofereceu para ajudar nesse processo.

O Sevilla FC também se manifestou, condenando veementemente o comportamento xenófobo e racista do torcedor e informando que ele foi identificado, expulso do estádio e denunciado às autoridades. O clube enfatizou seu compromisso em erradicar tais atitudes, mesmo que isoladas, e expressou sua cooperação com as autoridades nesse sentido.

No contexto esportivo, o Real Madrid, time de Vinicius Júnior, lidera o Campeonato Espanhol, enquanto o Sevilla está na 13ª posição. Ambas as equipes estão prestes a voltar à ação na próxima terça-feira, disputando partidas na Champions League.