Flamengo é destaque em estudo internacional sobre a base

Equipe técnica e elenco do Flamengo se reúnem em treino no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Por: Kayo Silva 

Não é segredo quando se fala em revelar jogadores para o cenário nacional e internacional, dessa forma o Flamengo vem ganhando destaque em estudo realizado. De acordo com levantamentos da CIES Football, a base do rubro-negro é a segunda melhor do Brasil, atrás apenas do São Paulo, 

Segundo o CIES Football, o Flamengo tem 58 jogadores revelados nas categorias de base e que se encontram entre as principais 48 ligas no mundo, com isso, o mais querido, no Brasil, fica atrás somente do São Paulo com 66. 

A pesquisa leva em consideração dois fatores para estar incluso no ranking. Quantidade de atletas formados em um clube, que seguem em atividade como profissionais, e o nível das competições disputadas. Além disso, os atletas têm que ter atuado ao menos três anos entre os 17 aos 21 para ser considerado revelação da determinada equipe. 

O Flamengo revelou grandes atletas nos últimos anos, foi o caso de Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, e esse ano fez uma de suas maiores vendas de atleta revelado em suas categorias de base. O meia Matheus França foi vendido ao Crystal Palace-(ING), por 20 milhões de euros fixos (cerca de 104 milhões de reais), de forma parcelada. Inclui uma obrigação de 5 milhões de euros, caso o jogador ganhe a Bola de Ouro, além de 20% de uma futura venda. 

Com joias da base à disposição, o Flamengo volta a campo somente dia 01 de novembro. O Flamengo duela contra o Santos em Brasília às 20H, no Mané Garrincha. 

Diretoria sugere e Tite veta jogador do elenco do Flamengo