No Campeonato Brasileiro de 2023, a alta rotatividade de técnicos nos clubes da Série A tem sido um ponto de destaque. Botafogo e Corinthians lideram essa tendência, com cada clube tendo cinco treinadores diferentes ao longo da competição. No Botafogo, a lista inclui Luís Castro, Bruno Lage, Caçapa, Lucio Flavio e Tiago Nunes, enquanto o Corinthians viu Fernando Lázaro, Cuca, Danilo (interino), Luxemburgo e Mano Menezes no comando técnico.
O Flamengo também não ficou muito atrás, ocupando o terceiro lugar no ranking de trocas de treinadores, com Jorge Sampaoli, Mário Jorge (interino) e Tite assumindo o comando em diferentes momentos. O clube carioca, atualmente sob a liderança de Tite, está focado em se classificar para a Libertadores de 2024 e em reformular seu elenco para a próxima temporada.
Além desses, outros clubes como Santos, Cuiabá e Vasco também tiveram várias mudanças em suas comissões técnicas. Em contrapartida, equipes como Palmeiras, Grêmio e Red Bull Bragantino mantiveram uma consistência, seguindo com os mesmos treinadores – Abel Ferreira, Renato Gaúcho e Pedro Caixinha, respectivamente – ao longo do torneio.
Essa instabilidade nos cargos técnicos reflete a pressão por resultados imediatos e a dificuldade de manter um planejamento a longo prazo no futebol brasileiro. Enquanto alguns clubes buscam estabilidade, outros recorrem a mudanças frequentes como estratégia para melhorar o desempenho.
* técnicos interinos
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…