Apresentador deixa a entender que Flamengo vai utilizar prática ilegal para ser campeão do Brasileirão

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

O Campeonato Brasileiro está chegando em sua fase mais emocionante, com equipes como Flamengo, Palmeiras e Botafogo, disputando intensamente pelo título. A recente vitória do Flamengo sobre o RB Bragantino acirrou ainda mais essa competição, prometendo uma reta final eletrizante.

No entanto, uma questão polêmica foi levantada: a prática da chamada ‘mala branca’. Este termo se refere a incentivos financeiros extraoficiais oferecidos a equipes que podem influenciar o resultado de jogos importantes. O apresentador André Rizek, do programa ‘Seleção SporTV’, discutiu essa questão, lembrando de casos anteriores onde essa prática foi observada.

Por exemplo, em 2021, o Corinthians, que não tinha mais pretensões no campeonato, desempenhou um papel crucial contra o Internacional, supostamente motivado por incentivos financeiros. Da mesma forma, em 2020, a disputa pelo título entre Flamengo e Internacional também foi marcada por suspeitas semelhantes.

— Não vamos menosprezar uma instituição do futebol brasileiro que é a ‘mala branca’. A gente viu no Campeonato Brasileiro de 2020, na última rodada, o Corinthians não tinha mais nenhuma pretensão e fez o jogo da vida dele contra o Internacional (com o empate no Beira-Rio, o Flamengo foi campeão). Teve um incentivo financeiro, crava Rizek, sobre o último título do Flamengo na Série A.

Apesar de ser uma prática proibida pelo regulamento do futebol brasileiro, a ‘mala branca’ parece ser um elemento recorrente nas competições, como destacado por Rizek.

— A gente torce (pela dignidade da disputa), mas sabemos que o Natal de muitos jogadores está garantido porque vai ter incentivo financeiro. Isso vai acontecer, embora que seja vetado pelo regulamento, a gente sabe que vai acontecer e que isso faz diferenç”, finalizou.