O Campeonato Carioca de 2024, cuja tabela foi sorteada nesta segunda-feira (27) promete ser empolgante com várias novidades. O Flamengo, maior campeão com 37 títulos, abre a competição contra o Audax em 17 ou 18 de janeiro. A final está agendada para o dia 07 de abril, mantendo o formato de turno único com as quatro melhores equipes avançando para a semifinal e final.
A transmissão deste ano incluirá a Band, BandSports e o Canal GOAT, garantindo cobertura abrangente do torneio. O Flamengo, representado pelo presidente Rodolfo Landim e pelo diretor-executivo Bruno Spindel, concordou com as diretrizes do campeonato no arbitral realizado no Rio de Janeiro.
Uma das grandes mudanças é a exigência dos times principais a partir da quarta rodada, adaptando-se às Datas FIFA. Além disso, o Flamengo pretende “nacionalizar” o campeonato, planejando levar alguns jogos para fora do Rio, com cidades como Belém e Manaus.
1ª rodada: 17 ou 18 de janeiro | Flamengo x Audax
2ª rodada: 20 ou 21 de janeiro | Nova Iguaçu x Flamengo
3º rodada: 23 ou 24 de janeiro | Flamengo x Volta Redonda
4ª rodada: 27 ou 28 de janeiro | Flamengo x Portuguesa
5ª rodada: 31 de janeiro ou 01 de fevereiro | Sampaio Correia x Flamengo
6ª rodada: 03 ou 04 de fevereiro | Vasco x Flamengo
7ª rodada: 07 ou 08 de fevereiro | Flamengo x Botafogo
8ª rodada: 14 ou 15 de fevereiro | Bangu x Flamengo
9ª rodada: 17 ou 18 de fevereiro | Flamengo x Boavista
10ª rodada: 24 ou 25 de fevereiro | Flamengo x Fluminense
11ª rodada: 02 ou 03 de março | Flamengo x Madureira
No que diz respeito à arbitragem, a FERJ inovou contratando a empresa francesa ‘Good Game’ para monitorar e analisar a atuação dos árbitros, principalmente nos clássicos, semifinais e finais. O VAR será utilizado nesses jogos decisivos e estará disponível mediante solicitação em outros confrontos, desde que o estádio esteja aprovado pela IFAB.
“Para o campeonato de 2024, com a colaboração do Botafogo, vamos assinar um convênio, um contrato, com uma empresa internacional, chamada Good Game, cuja finalidade é monitoramento, análise e relatórios referentes à atuação da arbitragem no campeonato. Inicialmente serão os clássicos, semifinais e finais”. – Disse Rubens Lopes
“Talvez, possamos ampliar essa amostragem. É uma empresa independente, cujo relatório nenhum clube ou federação tem participação. É uma análise fundamentada, com elementos de alta tecnologia. Acredito que vai contribuir bastante para ver como foi o desempenho da arbitragem no nosso campeonato. Em termos institucionais de federação ou confederação, somos pioneiros nesse sentido. É para dar transparência à competição, sem qualquer viés”. – Finalizou Rubens Lopes
O primeiro clássico será entre Flamengo e Vasco, marcando o início dos embates tradicionais já na sexta rodada. Com todas essas novidades, o Campeonato Carioca de 2024 promete ser não apenas uma celebração do futebol regional, mas também uma vitrine para inovações no esporte.
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…