Por: Leonardo Antônio
O Flamengo enfrenta um momento crucial na temporada de 2023, com a ausência de Erick Pulgar afetando significativamente o desempenho da equipe. Sem o chileno, o time rubro-negro registrou um preocupante aproveitamento de apenas 30,5% no Campeonato Brasileiro, somando duas vitórias, cinco derrotas e cinco empates. Curiosamente, a única vitória do Flamengo sem Pulgar desde que ele se tornou titular absoluto foi contra o Atlético-MG, justamente o adversário da última quarta-feira.
Erick Pulgar tem se mostrado um jogador fundamental para o Flamengo, especialmente após suas três assistências consecutivas antes da vitória sobre o América-MG. Sua ausência devido a uma lesão no bíceps femoral sofrida em julho enfraqueceu a equipe, o que ficou evidente nos jogos sem sua presença.
Jogos do Brasileirão sem Pulgar:
- Flamengo 3 x 0 Coritiba
- Internacional 2 x 1 Flamengo
- Flamengo 2 x 3 Botafogo*
- Palmeiras 1 x 1 Flamengo
- Fluminense 0 x 0 Flamengo
- Flamengo 1 x 1 América-MG
- Atlético-MG 1 x 2 Flamengo
- Cuiabá 3 x 0 Flamengo
- Flamengo 1 x 1 São Paulo
- Flamengo 0 x 3 Athletico-PR
- Goiás 0 x 0 Flamengo
- Flamengo 1 x 2 Santos
- Flamengo 0 x Atlético-MG
Enquanto isso, Thiago Maia vem sendo questionado pelas suas atuações abaixo do esperado.Participando de 64 jogos e acumulando 4.313 minutos em campo. Apesar de ter marcado três gols, ele não registrou assistências, mas sua presença vem sendo constante, devido as lesões e suspensões de Gerson e Pulgar, contribuindo para um aproveitamento de 59% da equipe com ele em campo.
Sob a gestão de Tite, Thiago Maia tem sido uma peça constante, ficando de fora de apenas uma partida – uma vitória por 3 a 0 contra o Palmeiras. Com Maia, Pulgar e Gerson revezando nas posições de mercações do time, o Flamengo ocupa atualmente a quarta posição no Campeonato Brasileiro, com 63 pontos, três a menos que o líder Palmeiras.
À medida que o Flamengo se prepara para enfrentar o Cuiabá na próxima rodada, a equipe busca melhorar sua posição na tabela e superar os desafios impostos pelas ausências de jogadores-chave como Erick Pulgar.
O Rubro-Negro volta a campo para enfrentar o Cuiabá no domingo (3), às 16h, no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão.