Questionado após derrota do Flamengo para Atlético-MG, Tite justifica as substituições

Por: Kayo Silva

O Flamengo entrou em campo na quarta-feira (29) para um duelo contra o Atlético-MG. Contudo, o Mais Querido foi derrotado no Maracanã, encerrando as esperanças de muitos torcedores que ainda sonhavam com o primeiro título da temporada.

Na entrevista coletiva pós-jogo, Tite foi questionado sobre as substituições. O técnico explicou as mudanças realizadas e admitiu que precisou arriscar devido às circunstâncias da partida e à tentativa de virada.

“Em termos táticos, colocamos Wesley para dar amplitude de um lado e Bruno Henrique para atuar como jogador de área, ao lado de Pedro, assim como fizemos no jogo contra o Red Bull. Mantivemos o mesmo posicionamento, com Cebolinha na esquerda e dois articuladores, Arrascaeta e Gerson. Posteriormente, recuamos Gerson para adicionar Everton Ribeiro, um criador de jogadas”, iniciou Tite.

“Precisávamos criar mais e marcar o gol. Tiramos Thiago Maia para posicionar Gerson mais atrás, iniciando as jogadas, e para ter Everton Ribeiro, um jogador talentoso nos passes, ao lado de Arrasca. Tentamos aumentar o poder ofensivo, mesmo arriscando no contra-ataque, dadas as circunstâncias”, completou.

As equipes começaram a partida atacando intensamente. Em uma jogada entre Hulk e Paulinho, o Flamengo sofreu o primeiro gol aos 10 minutos. Assim, o Rubro-Negro intensificou os ataques para buscar a virada, mas terminou o primeiro tempo perdendo por 1 a 0.

Na volta do intervalo, Tite fez uma mudança: Wesley entrou no lugar de Matheuzinho, alterando apenas a lateral. A equipe pressionou, mas em uma desatenção na entrada da área de ataque, sofreu um contra-ataque e Edenilson ampliou para 2 a 0, após confronto direto com Rossi.

Necessitando de três gols para manter o sonho do título vivo, Tite realizou mais mudanças. Aos 10 minutos, Everton Ribeiro substituiu Thiago Maia. Aos 18 minutos, Gabigol entrou no lugar de Everton Cebolinha, levando Bruno Henrique para o corredor esquerdo, enquanto Gabi e Pedro posicionaram-se na área.

Aos 31 minutos, Everton Ribeiro, lesionado, saiu para a entrada de Luiz Araújo. As mudanças, no entanto, não foram suficientes, e o Flamengo sofreu o terceiro gol no final da partida.

Pulgar dependência: Flamengo venceu apenas uma partida sem Erick Pulgar