Pulgar relembra inicio no Flamengo e fala de Sampaoli e Tite em premiação de melhor volante do Brasileirão

Erick Pulgar é apresentado como reforço do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Por: Leonardo Antônio

Quando Erick Pulgar chegou ao Flamengo no segundo semestre de 2022, poucos poderiam prever o impacto que ele teria. Inicialmente enfrentando desafios de adaptação e marcado por uma falha significativa no Mundial de Clubes, sua trajetória parecia incerta. Uma lesão no pé direito durante o Campeonato Carioca apenas agravou essa percepção.

No entanto, com a chegada de Jorge Sampaoli em abril de 2023, a sorte de Pulgar mudou drasticamente. Sob a orientação de Sampaoli, que já conhecia Pulgar dos tempos da seleção chilena, ele se tornou uma peça-chave no elenco rubro-negro. A gratidão de Pulgar para com Sampaoli é evidente, assim como seu otimismo em relação ao futuro trabalho de Tite.

“No começo foi difícil a adaptação. No primeiro mês (agosto do ano passado), senti que o futebol brasileiro era de outro nível, jogado a cada três dias, com lesões que me deixaram muito tempo fora. Mas recorri a nutricionista, a preparador físico, mudei alimentação e força e isso me ajudou muito a me adaptar ao futebol brasileiro. Sampaoli me recuperou a confiança e pude manter isso até o fim do campeonato. Muito agradecido a ele”, – afirmou Pulgar, durante a premiação Bola de Prata, da Revista Placar.

“Expectativas muito boas. Professor vai fazer a base do que vamos construir em 2024. Que comece bem para que termine bem em 2024. Para mim, Tite é um mais do que um treinador, tem uma parte humana que te faz sentir bem no dia a dia. Ele conversa com todos, é mais de jogador a jogador. Essa conexão e transmissão de confiança ajudou a equipe a terminar bem o ano. Dentro do que foi o ano, ele chegou, e o clube reencontrou a confiança para fazer bons jogos”, Continuou

Os números falam por si: com Pulgar em campo, o Flamengo desfrutou de um impressionante aproveitamento de 73,3% em 25 jogos. Sem ele, o time teve apenas um aproveitamento de 28% em 13 partidas. Essa diferença estatística sublinha sua importância inquestionável para a equipe.

“No começo do torneio, perdemos muitos pontos em casa e fora que eram importantes, que nos permitiriam estar mais acima, em uma posição melhor. Foi um ano difícil, não conseguimos o que queríamos. Apesar disso, quero agradecer aos torcedores do Flamengo, que, apesar deste ano, o Maracanã sempre esteve cheio”, Finalizou o volante do Flamengo

Esse desempenho excepcional rendeu a Pulgar o Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet, consolidando-o como um dos melhores volantes do Brasileirão e o sexto jogador chileno a conquistar tal honraria.

Apesar de o Flamengo ter terminado em quarto lugar no Brasileirão, marcado por um início de competição desfavorável, a torcida rubro-negra tem grandes esperanças. Com Pulgar mantendo seu alto nível de jogo, o clube espera uma retomada significativa na próxima temporada.