Por: Leonardo Antônio
O confronto entre Fluminense e Al Ahly no Mundial de Clubes da FIFA de 2023, realizado no dia 17 de dezembro, foi uma partida marcante que garantiu ao time brasileiro uma vaga na final do torneio. O jogo aconteceu no King Abdullah International Stadium, às 15:00 (horário de Brasília), e representou uma das semifinais da competição.
No primeiro tempo, apesar das diversas oportunidades criadas por ambos os times, a partida permaneceu empatada em 0 a 0. Fluminense e Al Ahly demonstraram um futebol ofensivo, com o Fluminense acertando a trave duas vezes através de Jhon Arias e realizando defesas cruciais pelo goleiro Fábio. O Al Ahly também criou chances perigosas, mas falhou em converter.
O segundo tempo trouxe a definição do placar. Aos 71 minutos, Jhon Arias abriu o marcador para o Fluminense, convertendo um pênalti sofrido por Marcelo. Já nos acréscimos, aos 90 minutos, John Kennedy ampliou a vantagem, selando a vitória do Fluminense por 2 a 0. Este resultado classificou o time carioca para a final do Mundial de Clubes, onde enfrentará o vencedor de Urawa Red Diamonds e Manchester City, que se enfrentam amanhã (18) pela outra semifinal.
A partida foi um reflexo do excelente ano do Fluminense, que conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história, após vencer o Boca Juniors. Por outro lado, o Al Ahly, apesar de ser um gigante do futebol africano e ter alcançado sua sexta semifinal no Mundial de Clubes, não conseguiu superar a equipe brasileira nesta ocasião.
Esse triunfo do Fluminense não apenas o levou à final do Mundial de Clubes, mas também reafirmou a força do futebol sul-americano no cenário internacional, além de destacar jogadores como Jhon Arias e o experiente goleiro Fábio, cujas atuações foram decisivas para o resultado do jogo.