Por: Leonardo Antônio
Rafinha, conhecido lateral-direito do São Paulo, sempre nutriu uma paixão especial por carros antigos. Essa admiração o levou a realizar um sonho: ter em sua garagem um Galaxie Landau 1979. “Esse [carro] combina comigo. Eu gosto de carro antigo, é meu xodó. Fazia tempo que eu estava procurando ele, agora consegui achar. Galaxie das antigas, Galaxy Landau 1979. Dei uma reformada e tá aí, fera”, declarou Rafinha com entusiasmo.
A busca por essa relíquia automotiva não foi simples. Rafinha percorreu cerca de 250 km até Conceição dos Ouros, Minas Gerais, onde se deparou com o Landau em um estado bastante precário, com a pintura danificada e a mecânica quase toda comprometida. A situação era tão crítica que o carro precisou ser transportado até São Paulo em cima de um guincho.
Determinado a não deixar o carro apenas como um enfeite, Rafinha encaminhou o Landau para uma restauração completa. No Jardim Primavera, zona sul de São Paulo, ele confiou o projeto ao restaurador Felipe Pinheiro. “O Rafinha não escolheu nada, só pediu para eu fazer [a restauração]. Mantivemos a originalidade do motor e fizemos alguns reparos. Funilaria, pelo ano do carro (1979), tiveram algumas coisas. Nós fizemos toda parte de lataria antes, repasse, martelinho e fechamos com o envelopamento. Mantivemos a cor, restauramos o estofo, os cromos, troca de logo. Os detalhes todos”, explicou Pinheiro.
Um detalhe único adicionado foi um logo estilizado com um 13, número usado por Rafinha durante sua carreira e que se tornou uma marca pessoal, presente até em produtos como chinelos e vinhos “R13 Wines”. “O logo foi surpresa, na entrega me deu um estalo e optei por colocar esse logo aqui”, contou Pinheiro.
Além da restauração, um sistema de som moderno foi instalado no carro, refletindo outra paixão de Rafinha: a música. Ele é frequentemente associado ao cavaquinho e às rodas de samba, como a celebração após o título da Copa do Brasil no Morumbi.
Apesar de uma oferta tentadora pelo dobro do que gastou na compra e reforma, Rafinha recusou vender o carro. Seu foco agora é continuar aprimorando o Landau e aproveitá-lo pelas ruas de São Paulo.
O Galaxie Landau 1979 é um ícone automotivo. Produzido pela Ford no Brasil, o Galaxie possuía um motor V8 Y-Block 272 de 4,5 litros, capaz de desenvolver 164 hp, e posteriormente 170 hp. Este modelo era conhecido por seu elevado torque e resistência. Com um design externo semelhante ao americano, tinha características marcantes como porte avantajado, pára-choques cromados, e faróis redondos. O interior era espaçoso, acomodando até seis pessoas com conforto, e o painel tinha escalas horizontais nos instrumentos. Além disso, o modelo passou por diversas atualizações ao longo dos anos, incluindo mudanças estéticas e melhorias em desempenho.
Yuri Alberto pode ser desfalque na partida O Corinthians pode enfrentar dois significativos desfalques na…
Criciúma afasta Allano por indisciplina e futuro do jogador será decidido em coletiva O Criciúma…
Ronaldo declara torcida para o Cruzeiro na final da Sula O Cruzeiro está prestes a…
Ídolo atleticano saiu em defesa de Hulk Atlético-MG e Botafogo se enfrentaram na última quarta-feira…
O futebol é o esporte mais popular do planeta. E, para os fãs, acompanhar os…
O momento vivido por Rafael Paiva à frente do Vasco não poderia ser mais delicado.…