Por: Letícia Gerheim
O camisa 10 do Flamengo foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem por tentativa de fraude em um exame de controle de doping nesta sexta-feira (22).
Poucas horas depois, Gabigol se manifestou oficialmente sobre o assunto e negou a tentativa de fraude. O staff do jogador afirmou que o atleta realizou o exame e o resultado foi negativo.
“O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.
Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Att, Staff Gabigol e família”.
Entenda o caso
Gabigol é acusado pelo órgão por supostamente ter dificultado a realização de um exame antidoping no dia 8 de abril, às 8h40, desde a chegada dos responsáveis pela coleta ao Ninho do Urubu, na véspera da decisão do Carioca. No relato, todos os demais jogadores teriam colaborado com o processo.
De acordo com as informações bases da denúncia, o jogador atrapalhou o trabalho dos oficiais de várias formas. Gabigol os teria desrespeitado e não seguido os procedimentos corretos, além de fazê0los esperar. A regra determina que aqueles que forem submetidos pela análise devem fazer repouso de duas horas depois de atividade física, o que não foi feito por Gabi. Os demais jogadores fizeram a coleta antes do treino.