Por: Henrique Duarte
O Flamengo tem se destacado no cenário do futebol brasileiro por ter o maior número de jogadores que participaram da Copa do Mundo de 2022. O clube conseguiu montar um elenco impressionante com estrelas da América do Sul, contando agora com cinco atletas que estiveram no torneio no Catar.
Dentre os destaques, o Flamengo possui uma forte representação uruguaia com três jogadores: Nicolás de la Cruz, Giorgian De Arrascaeta e Guillermo Varela. Varela foi um nome constante na Copa, atuando em todas as partidas do Uruguai na fase de grupos. De Arrascaeta, apesar de ter menos tempo em campo, deixou sua marca com dois gols importantes. Já De la Cruz, embora não tenha marcado, participou de todos os jogos.
Os brasileiros Pedro e Everton Ribeiro, convocados pelo técnico Tite, defenderam a Seleção Brasileira na Copa. Embora tenham tido participação limitada no torneio, trouxeram para o Flamengo a experiência de jogar em um dos maiores palcos do futebol mundial.
Além desses nomes já consagrados, o Flamengo está em negociações para trazer mais um atleta que se destacou na Copa do Mundo, Matías Viña. O lateral-esquerdo, que defendeu o Uruguai no torneio e atualmente pertence à Roma, manifestou seu desejo de jogar pelo Rubro-Negro. As negociações estão avançando, com o Flamengo buscando fechar um acordo que seja benéfico para ambas as partes.